CARITAS – 75 ANOS DE SERVIÇO

A Caritas diocesana completou 75 anos de serviço na diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Teve seu início em 1942, como Ação Social, em Chapada dos Guimarães, tendo a frente Frei Wonibaldo e Frei Ferminio. Desde aquela época a diocese aprendeu a unir fé e vida, evangelização e promoção humana. Na manhã do dia 10 de dezembro de 2017, dia da fundação do Município de Rondonópolis, na Paróquia São José Operário, dom Juventino Kestering, juntamente com Pe. Lothar, pároco e presidente atual presidente da Caritas celebrou a missa de ação de graças pelos 75 anos de presença da Caritas na diocese.

Segue matéria que foi publicada no Jornal A Tribuna na edição do dia 10.12.2017: “A Cáritas Diocesana de Rondonópolis mantém a tradição de comemorar o aniversário da cidade com a entrega da chave da casa própria para famílias que têm a oportunidade de sair do aluguel ou de barracos de lona, para uma casa construída de alvenaria. Neste ano, o projeto idealizado e desenvolvido pelo padre Lothar Bauchrowitz vai garantir moradia digna para 14 famílias da comunidade. A solenidade de entrega das chaves acontece hoje (10) apos a celebração da missa comemorativa aos 75 da Cáritas que trabalha para proteger as crianças e melhorar a qualidade de vida das famílias de menor poder aquisitivo. A missa presidida pelo padre Lothar acontece na Igreja São José Operário, da Vila Operária, e deve reuniu autoridades locais e representantes das diversas comunidades atendidas com os projetos da Cáritas. Messias Manoel de Macedo – tesoureiro da Cáritas – conta que neste ano a campanha da moradia popular recebeu o apoio da Operário Material de Construção, Sicredi, Salles Agropecuária, Cartório do 1º Ofício e da Família Polato. Cada apoiador garantiu mate­rial suficiente para a construção de uma casa.

A Cáritas uniu forças com colaboradores da Alemanha e as pessoas beneficiadas nesta e em outras edições da campanha, para custear a mão de obra. As casas com 42 metros quadrados foram construídas ao custo de R$ 12.819,31 e vão garantir um lar seguro e mais confortável para famílias dos bairros Alfredo de Castro, Ananias Martins, Jardim Assunção, Parque Universitário e Jardim Maria Vetorasso.

PROJETOS DA CÁRITAS

A celebração, a partir das 7h30 deste domingo (l0), vai comemorar o bom resultado de todo trabalho da Cáritas Diocesana de Rondonópolis que chega aos seus 75 anos de existência. A missa marca ainda o encerramento das atividades de 2017.

Ao longo de 38 anos, a Campanha da Moradia Popular da Cáritas garantiu casa própria de alvenaria para 3.352 fa­mílias da comunidade. São todas casas de custo baixo, geralmente construídas em regime de mutirão, graças ao apoio de empresas e famílias da sociedade que participam de cada edição comemorativa ao aniversario da cidade. Mas, o projeto da Cáritas de apoiar aqueles menos favorecidos vai além da moradia popular. A entidade desenvolve também um programa de creches nos bairros da cidade. Cerca de 63 mil crianças de 2 e 3 anos, foram atendidas pelas creches do Padre Lothar, corno são conhecidas. As pessoas da geração melhor idade que perdem referência familiar, são acolhidas pela Cáritas Diocesana no Recanto dos Idosos, na Vila Operaria Atualmente, 53 homens e mulheres de cabelos grisalhos moram naquele lugar. As pessoas em situação de rua são acolhidas no Albergue da Cáritas, na Vila Operária. Messias calcula que cerca de 40 pessoas passam por ali, a cada dia. “Quem procura o albergue conta com banho, alimentação e cama para dormir”.

No final das homenagens foi rezada a oração pelas Caritas de autoria de Dom Pedro Casaldáliga:Senhor, / Deus de ternura e de bondade, / nós vos louvamos e agradecemos, / porque nos revelastes vosso mistério de amor / que nos anima a confiar em vossa paterna providência. / Pelo testemunho de vosso Filho Jesus / e pela luz do vosso Espírito Santo, / manifestais a comunhão da vossa divina Trindade. Vós sois amor, / Vós sois “Cáritas”:

– Alegres, proclamamos que vós sois “Cáritas”. / Confiantes, ousamos dizer: / “nós somos Cáritas”./Por isso, vos pedimos a graça / de colocar em prática o nome que herdamos de vós / pondo-nos a serviço dos vossos planos de amor.

– Abençoai a Cáritas Diocesana de Rondonópolis / Orientai seus passos, / na promoção de um desenvolvimento verdadeiro / marcado pela solidariedade e pelo respeito à natureza / criada por vosso poder, / e sustentada pela força da vossa Providência.

– Lançai vossa bênção sobre nossos trabalhos / para que se tornem sementes do mundo justo e fraterno / que pensastes para todas as pessoas.

– Com a proteção de Maria de Nazaré / também queremos acolher os apelos do povo que clama por paz e por vida digna / fazendo, como ela, o que está ao nosso alcance!

Pastoral da Comunicação Pascom