EM FAVOR DA EVANGELIZAÇÃO

Estamos no terceiro domingo do advento. Tempo de preparação para o Natal. A Palavra de Deus (Jo 1,6-28) apresenta João Batista, sua missão, seu testemunho. “Homem enviado por Deus… veio como testemunha da luz… Voz que grita no deserto… Aquele que aponta para Jesus e adverte: Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias“.

No terceiro domingo do advento, a Igreja Católica no Brasil realiza a coleta para a Evangelização. Desde a festa de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, em sua liturgia, grupo, homilias, pastorais e movimentos, a Igreja reflete sobre o advento e a evangelização. Com o tema: “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização”, e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), a iniciativa visa avivar os leigos para o compromisso evangelizador. Assim a comunidade cristã se volta para Aquele que assumiu a condição humana e veio para curar nossos males. É Jesus o Filho de Deus. Ele realizou a missão salvadora através de sua vida, palavras, ensinos, curas, milagres. E disse aos seus seguidores: “Ide pelo mundo e anunciai Evangelho” (Mt 28,19). E os discípulos partiram pelo mundo e iniciaram a obra da evangelização. O Evangelho está espalhado em todos os continentes e nações. Mas ainda há um longo e árduo caminho de evangelização. Daí a necessidade de promover e angariar recursos para que a evangelização se efetue nos lugares distantes, pobres e abandonados. Como ensina o Papa Francisco: “Nas periferias existenciais e sociais”.

O que é a campanha para a evangelização? É a mobilização dos fiéis católicos para a responsabilidade e a participação cada vez maior na obra evangelizadora da Igreja no Brasil. Todos os batizados são chamados a cooperar, em atividades evangelizadoras na comunidade com sua vida, com a oração e com recursos financeiros.

O que quer dizer solidariedade na Evangelização? É preciso dispor-se a ser evangelizado. Quem está em processo de evangelização se torna evangelizador. O encontro com Jesus impulsiona a anunciar a outros a feliz experiência vivida de encontro com Jesus. A co­responsabilidade na obra evangelizadora desperta nos batizados a percepção da necessidade de sustentar as atividades missionárias através da contribuição financeira para que a Igreja tenha recursos para o anúncio do evangelho. É dever do cristão contribuir para que a evangelização possa atingir as regiões desprovidas de recursos financeiros, como a Amazônia, as dioceses em regiões pobres e nas periferias das cidades.

E como será a coleta? As ofertas são contribuições espontâneas realizadas como gratidão a Deus, a exemplo da entrega do dízimo. Têm como finalidade a manutenção das ações de evangelização da Igreja no Brasil e realiza-se no terceiro domingo do Advento, portanto nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017. Jesus ensina que os bens materiais são meios para a construção do Reino de Deus. Este ensinamento foi assimilado na prática pelos Apóstolos. São Paulo organizou uma campanha de doações nas comunidades fundadas por ele em prol da comunidade de Jerusalém que passava fome e perseguição. E recomendava generosidade nas doações, pois Deus ama quem oferta com alegria. Desde o início, a obra de evangelização e a missão da Igreja contaram com o apoio espiritual e material de todos os batizados. Motivados pela fé recebida e pela gratidão a Deus, os membros da Igreja são chamados a colaborar, de várias formas, para que o dom do Evangelho chegue a outras pessoas.

E para onde vão os recursos arrecadados? Assim será a destinação da coleta: 45% para projetos de evangelização na diocese; 20% para projetos de evangelização no Regional Oeste2 e 35% para projetos de evangelização promovidos pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em especial para a região da Amazônia e dioceses pobres.

Rezemos com a Igreja: “Deus, Pai santo, quisestes que a vossa Igreja fosse, no mundo, fonte de salvação para todas as nações, a fim de que a obra de Cristo que vem, continue até o fim dos tempos. Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o Espírito prometido, e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé”.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes bênçãos sobre cada um de nós. Confortai com vossa bondade os que trabalham em favor da vida ajudando os sofredores e abandonados a reencontrarem a dignidade e o gosto de viver. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga