CELEBRAÇÃO PARA ABERTURA DO ANO DO LAICATO

  1. ACOLHIDA

(A acolhida poderá ser feita à porta da Igreja ou no local onde irá acon­tecer a celebração, com um pouco de sal na mão para que a pessoa prove, ou em um saquinho para cada participante levar para casa. Duas pessoas na porta de entrada com uma vela acesa ou lamparina acesa para indicar o caminho e acolher os participantes)

Comentário Inicial:

Hoje, celebramos a Solenidade de Cristo Rei. Jesus Cristo é um Rei que se coloca a serviço do povo, a serviço do ser humano, para que seja fraterno, mais parecido com o próprio Deus. Os cristãos leigos e leigas são chamados a serem sal da terra e luz do mundo. Somos chamados a nos compreender como Igreja, nossa participação na missão de Cristo. Hoje, como em todos os anos nesta data, celebramos também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Iniciamos, ainda, com esta celebração, o Ano Nacional do Laicato, durante o qual somos convidados a pensar como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Vamos iniciar a nossa celebração com a procissão de entrada.

(Procissão: Banner ou cartaz do Ano Nacional do Laicato, faixas com nomes de cristãos leigos e leigas que atuaram na Igreja e na sociedade, nomes de pastorais e movimentos existentes na Igreja e na sociedade local)

CANTO:  Eis-me aqui Senhor, / Eis-me aqui Senhor! (ou outro indicado pela equipe)

  1. ATO PENITENCIAL

ANIMADOR(A): Irmãos e irmãs, o encontro com Jesus Cristo, Rei do Universo, é acolhimento da graça do Pai que, pela força do Espírito, revela o Salvador e atua no coração das pessoas, possibilitando-lhes uma resposta de amor.

– Como cristãos leigos e leigas, temos atuado como sal, luz e fermento na Igreja e na Sociedade?

– Temos nos percebido como sinais visíveis de Deus no meio do povo?

– O que realizamos tem incidência direta na sociedade om a nossa atuação efetiva como cristãos leigos e leigas?

CANTO PENITENCIAL

  1. HINO DE LOUVOR

ANIMADOR(A): Recordando as Bem-aventuranças, vamos louvar e agradecer a Deus pelo compromisso que homens e mulheres batizados assumiram em suas vidas na Igreja e na Sociedade:

– Pelo compromisso dos Cristãos Leigos e Leigas que têm fome e sede de justiça. Louvemos ao Senhor:

TODOS (cantando): Eu louvarei (3x), Eu louvarei ao meu Senhor!

– Pelos Cristãos Leigos e Leigas que são perseguidos por causa da justiça. Louvemos ao Senhor:

TODOS: Eu louvarei (3x), Eu louvarei ao meu Senhor!

– Pelos Cristãos Leigos e Leigas que são caluniados e não desa­nimam de seu compromisso com a justiça socioambiental e em defesa da vida dos mais excluídos. Louvemos ao Senhor:

TODOS: Eu louvarei (3x), Eu louvarei ao meu Senhor!

(Podem-se acrescentar outros motivos para Louvor ao Senhor.)

  1. ORAÇÃO DO DIA (conforme missal)
  2. LITURGIA DA PALAVRA DE DEUS

(Uma pessoa entra com a Bíblia fazendo uma coreografia de acordo com o canto, enquanto uma mulher e um homem entram com uma lamparina ou vela acesa e uma vasilha transparente com sal, lembrando o lema do Ano Nacional do Laicato: sal da terra e luz do mundo.)

CANTO:

FAZEI RESSOAR (ou outro indicado pela equipe)

Refrão: Fazei ressoar, / ressoar / a Palavra de Deus em todo lugar (bis)

  1. Na cultura, na história, vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo lugar. Vamos lá!
  2. Na família, no trabalho, vamos anunciar O projeto de amor de Deus, vivenciar. Vamos lá!
  1. Na política, no lazer, vamos levar O Evangelho da partilha, testemunhar. Vamos lá!

ANIMADOR(A): Nós seremos julgados pelo amor que cada dia dedicamos aos nossos irmãos e irmãs. Na Bíblia, esse amor ti solidariedade é a justiça do Reino. “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! ” (Mt 25,34).

(Seguem-se as Leituras e o Salmo do dia.)

HOMILIA:

(Comentário vivencial da Palavra anunciada. Lembrar as três motivações da Celebração: Cristo Rei, Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e Abertura do Ano Nacional do Laicato).

  1. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO E PROFISSÃO DE FÉ

ANIMADOR(A): Incorporados a Cristo pelo Batismo, nós, cristãos leigos e leigas, vamos renovar nossas promessas batismais.

(Um jovem entra trazendo alto o Círio Pascal, enquanto se entoa o refrão:)

Refrão: “Ó luz do senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”.

O jovem diz: Bendito sejais, Deus da Vida, / que nos destes o Cristo Rei do Universo / e nos chamais a imitá-lo no serviço aos irmãos.

TODOS: Bendito seja Deus para sempre!

ANIMADOR(A): Recordando nosso Batismo, acenderemos agora nossas velas. Algumas pessoas acendem no Círio e repassam para os demais presentes. Enquanto isso, cantamos novamente o refrão:

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

(Pode se usar outro rito litúrgico)

ANIMADOR(A): Como cristãos, queremos renovar as promessas de nosso Batismo. Iluminados por sua luz, vamos testemunhar nossa vocação como povo sacerdotal, profético e pastoral.

PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Irmãos e irmãs, pelo Mistério Pascal fomos, no Batismo, sepultados com Cristo para vivermos com Ele uma vida nova. Por isso, renovamos as promessas do nosso Batismo, pelas quais renunciamos ao mal e prometemos servir a Deus em sua Igreja no mundo:

– Para viver na liberdade dos filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado?

TODOS: Renuncio.

-Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo que possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

TODOS: Renuncio.

– Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

TODOS: Renuncio.

– Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

TODOS: Creio.

– Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressus­citou dos mortos e subiu ao céu?

TODOS: Creio.

– Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

TODOS: Creio.

Oração conclusiva: O Deus todo poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, nos confirme na missão como sacerdotes, profetas e reis e guarde-nos em sua graça para a vida eterna, em Cristo Jesus, Nosso Senhor:

TODOS: Amém!

  1. PRECES

(Sugestões de preces para serem incluídas)

 

  1. “A Igreja é imagem terrena da Santíssima Trindade”. – Senhor, abençoai o Papa Francisco e todo Corpo Eclesial, do qual Cristo Rei é a cabeça, para que persevere na sua missão de evangelizar os povos, nós vos rogamos:

TODOS: Por Cristo Rei, atendei-nos!

  1. Referindo-se aos cristãos leigos, o Concílio Vaticano II afirma: “Estes fiéis foram incorporados a Cristo pelo Batismo”. Senhor, que se revigore em nós a graça dos sacramentos do Batismo e da Crisma e nos tomemos testemunhas fiéis e comprometidas com a Evangelização, sendo “verdadeiros sujeitos eclesiais” para a construção de uma sociedade justa e solidária, na perspectiva de vosso Reino, nós vos rogamos: R.
  2. “Os fiéis leigos participam das funções de Cristo sacerdote, profeta e rei”. Senhor, que o Espírito Santo nos anime em nossa caminhada, inspirando e iluminando a vivência de nossa vocação laical, para compreendermos os sinais de vosso amor e atuarmos na vida e na história do mundo, nós vos rogamos: R.
  3. “O primeiro campo e âmbito da missão do cristão leigo é o mundo”. Senhor, que nós, cristãos leigos e leigas, conscientes dos desafios atuais no Brasil e no mundo, encon­tremos na Palavra a luz necessária para a organização, e respondamos ao vosso chamado na vida pessoal, na família, no trabalho, na ação política, em toda a sociedade, nós vos rogamos: R.
  1. “Reconhecemos o valor e a eficácia dos conselhos de leigos”. Senhor, abençoai as pessoas que se doaram e, ainda, doam suas vidas no serviço de coordenação e animação dos conselhos de leigos, em todo o Brasil, constituindo-os em Organismos de Comunhão e Missão, nós vos rogamos: R.
  2. “O comunicador cristão tem corno primeiro objetivo anunciar Jesus Cristo e seu Reino.” Senhor, que nós, cristãos leigos e leigas, nos conscientizemos da necessidade, prioridade e urgência da comunicação em todos os níveis, para a divulgação do Evangelho, o bem da sociedade, e a glória do vosso nome, nós vos rogamos: R.
  1. “Quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Senhor, aco­lhei em vosso reino todas as pessoas falecidas e concedei que participem da glória que está preparada para todos os que vos amaram nas pessoas dos empobrecidos e sofredores, nós vos rogamos: R.
  2. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

ANIMADOR(A): O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo, é o cristão maduro na fé, que fez o encontro pessoal com Jesus Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências dessa escolha. Portanto, a ação do cristão no mundo, movida pelo Espírito Santo é uma ação que santifica a Igreja e o próprio mundo. O mundo é então o lugar da ação consciente, autônoma e criativa do cristão.

Junto com o pão e o vinho, apresentamos tudo o que representa os trabalhos e os campos de atuação dos cristãos leigos e leigas, para que sejamos “sal da terra e luz do mundo”.

 (Apresentar o banner ou cartaz do Ano Nacional do Laicato, o globo terres­tre ou algo que representa o lugar onde vive. O Documento 105 da CNBB)

– Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, Documento de Aparecida, retratos, cartazes ou faixas com fotos ou nomes de cristãos leigos e leigas que atuaram efetivamente na Igreja e na sociedade, o pão e o vinho.)

(A celebração prossegue conforme o ritual litúrgico e a criatividade local.)

  1. AÇÃO DE GRAÇAS

(Após a Oração pós-comunhão:)

ANIMADOR(A): Pela força do amor, Cristo Rei atrai para si todas as pessoas de boa vontade. Os cristãos são chamados a serem os olhos, as mãos, a boca e o coração de Cristo no mundo.

Vamos acolher o estandarte e/ou a imagem da Sagrada Família de Nazaré, que percorrerão nossas comunidades e Paróquias durante o Ano Nacional do Laicato. No ano que passou, Ano Mariano, foi a imagem de Nossa Senhora que nos visitou. Neste ano, a imagem e ou o estandarte da Sagrada Família, modelo para todos os cristãos, nos acompanhará nesta caminhada.

(Entra o estandarte elou imagem enquanto canta-se uma música conhecida no local sobre a Sagrada Família).

ANIMADOR(A): Corno sujeitos eclesiais, para que possamos participar ativamente da vida da Igreja, sendo testemunhas fiéis de Cristo Rei e cumprindo nossa missão neste mundo, rezemos juntos a Oração do Ano Nacional do Laicato (primeira contracapa).

  1. BENÇÃO FINAL.
  2. CANTO FINAL: HINO DO LAICATO
  3. AVISOS DA PROGRAMAÇÃO PARA O ANO NACIONAL DO LAICATO.