BRILHO EM SÃO JOSÉ DO POVO

Na noite do dia 19 de novembro de 2017, dom Juventino esteve em São José do Povo para celebrar o sacramento da crisma. Comunidade reunida. Alegria, Participação. Assim jovens e adultos da cidade, dos assentamentos e sítios confirmaram o batismo e assumiram a missão de cristãos. A paróquia São José do Povo foi criada no dia 17 março de 1990, pelo Bispo Dom Osório Wilibaldo Stoffel E tem atualmente como pároco administrador Pe. Arthur Moreira Brito. A paróquia com caraterística de assentamento conta com 17 comunidades.

Um pouco da sua história:

O povoamento de São José do Povo foi iniciado no final da década de 1950 quando numerosas famílias de sitiantes, fazendeiros e meeiros vieram para a região em busca de terras férteis e preços acessíveis. Naquela época, havia sido criada a colônia de Vila Paulista com a doação de terrenos pelo Governo de Mato Grosso, o que atraiu muitas pessoas para a região. De modo particular, a  origem de São José do Povo se associa a história de Rondonópolis e à presença do Sr.  José Salmen Hanze que promoveu um projeto de colonização a partir da venda de terras de modo parcelado e com possibilidades de pagamento em produtos, o que facilitou a aquisição por parte de pessoas que sonhavam com a posse da terra, mas não dispunham de capital. No entanto, esse processo aconteceu sem uma infra-estrutura adequada, inclusive na área que deveria ser utilizada para a formação do povoado.

Por outro lado, os migrantes que vieram para a região, muitos dos quais de pequenas cidades de Minas Gerais, trouxeram a experiência de trabalhar em pequenas propriedades e traços de uma cultura provincial que prevalece até hoje. No inicio da década de 60, já se observava na localidade de São Jose do Povo rebanhos de bode e trilhas que formavam ruas. O meio de transporte usado na época era o de tração animal. Havia duas “vendas” com estrutura de pau-a-pique e adobe, nas quais eram vendidos  gêneros de primeira necessidade. Aos poucos foram sendo instalados novos postos comerciais e adquiridos meios de transporte motorizados particulares, representados por Kombi e caminhonetes que conduziam as pessoas a Rondonópolis, centro comercial mais próximo. Nesse período foi construído o prédio educacional que servia também de local para as celebrações das missas pelo Padre Miguel Ortiz.A denominação de São José do Povo é uma homenagem ao padroeiro do lugar e ao povo da localidade que com seus poucos recursos a organizou e criou condições sociais e econômicas para a sobrevivência da população local.

Em 1967 foi celebrada a primeira missa pelo Pe. Miguel Angel Rodas Ortiz, pároco da Paróquia Bom Pastor  e durante muitos anos a localidade de São José do Povo e comunidades vizinhas pertenceu a Paróquia Bom Pastor de Rondonópolis, com exceção do setor Cascata que por um período pertenceu à Paróquia Santa Cruz de Rondonópolis. A comunidade de Nova Catanduva pertencia à Paróquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta. Nesse período que esteve vinculada a Paróquia Bom Pastor, a Paróquia de São José do Povo foi atendida principalmente pelo Pe. Miguel Ortiz. São José do Povo contou com a presença de muitas religiosas. No início da década de 1970, segundo Pe. Miguel,  “A Irmã Iraci (Maria  Eugênia), da Franciscana da Ação Pastoral, mesmo morando com suas coirmãs na Vila Aurora, continuava ajudando com outras colegas à Paróquia na zona rural, inclusive, morando por uns tempos em São José do Povo.”

Em 1984 as Filhas da Caridade de São Vicente de Paula moraram e se dedicaram à animação da comunidade. Outra atividade desenvolvida na região foi a Pastoral da Criança coordenada pela Irmã Luiza, da Congregação das  Filhas de Maria Auxiliadora, da Paróquia Bom Pastor. Com o aumento de fiéis e a organização de pastorais, grupos, serviços e movimentos, o Bispo Dom Osório W. Stoffel decretou a criação do Curato de São José do Povo,  no dia 17 de março do ano de 1990, como forma de melhor atender às necessidades pastorais da Comunidade Cristã Católica que vivia em São José do Povo e nas regiões  vizinhas. O primeiro Administrador do Curato foi o Pe. Miguel Patzyk. Devido à transferência do padre Miguel, assumiu a Administração do Curato, em seis de fevereiro de 1995,  o Pe. Eriovaldo Couto de Queiroz, que permaneceu por apenas um ano sendo substituído pelo Pe. Ilson Lopes de Assunção.

A diocese vendo as necessidades pastorais no dia 06 de dezembro transferiu Pe. Nazaré como pároco na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Alto Araguaia e no mesmo dia nomeou o diácono Arthur Moreira Brito como vigário administrador da Paróquia São José do Povo. Assumiu esta missão no dia 03 de fevereiro de 2017.

Pastoral da Comunicação – Pascom