A FESTA DA VIDA

Estamos no 28º domingo tempo comum. A cor dos paramentos e do espaço celebrativo é verde. Cor da esperança, da vida. Hoje a Igreja celebra Santa Tereza de Jesus, doutora da Igreja, padroeira dos professores e educadores.

O evangelho (Mt 22,1-14) mostra o amor de Deus para com a humanidade e expressa este amor como a preparação de uma festa. “Vinde para a Festa”.  Deus sempre desejou celebrar a vida com o seu povo e por este motivo é que ele nos convida. Festa de vida, festa partilhada, festa para todos. A festa está preparada, mas muitos não querem acolher o convite para participar. “Ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes! E a sala ficou cheia de convidados. Se os convidados da primeira hora não aceitaram o convite, Jesus não quer deixar ninguém de fora”.

Em todos os momentos Jesus nos envia convites para a festa: Seja por meio da Palavra de Deus, de um convite para um grupo de família, visita a um doente, um gesto de caridade, da oração, de uma boa mensagem, de uma leitura edificante, do sorriso das pessoas, do olhar dos idosos, da participação nas pastorais.., Jesus não desiste de nós, está sempre nos chamando, nos lembrando que existe uma festa preparada para nós. A festa da vida, da fé, da esperança, da justiça, da honestidade, da partilha, da eucaristia, da oração, da salvação.

Através de Jesus, sua vida, morte e ressurreição ele prepara para a humanidade a festa da eucaristia, da reconciliação, da partilha, da comunidade, do jeito de sermos irmãos. Mesmo assim muitos rejeitam o convite da festa e preferem ficar no isolamento, no egoísmo, longe de Deus e do amor aos irmãos.

Através da criação, Deus quer oferecer a toda humanidade o banquete da vida. Mas o pecado corrompeu o coração humano. Dai a festa estragada. Rios secando. Calor aumentando. Matas destruídas, injustiças, corrupção, exploração, violência, famílias desestruturadas, pobreza que aumenta. Seja você alguém que participe da festa da vida na sua comunidade, na eucaristia, na partilha com os irmãos.

Papa Francisco ensina: “A sala vazia pelos primeiros convidados, “enche-se de excluídos” e entre eles há “povo comum, pobres, abandonados e deserdados, até bons e maus”. Assim “o Evangelho, rejeitado por alguns, encontra um acolhimento inesperado em muitos outros corações”, ensina o Papa. “Isto faz compreender que o banquete dos dons de Deus é para todos. Com efeito, a todos é dada a possibilidade de responder ao seu convite, à sua chamada; ninguém tem o direito de se sentir privilegiado ou de reivindicar uma exclusiva”,  afirma Papa Francisco. Daí o  convite “a vencer o hábito de nos colocarmos comodamente no centro, como faziam os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Uma atitude que não pertence ao verdadeiro cristão, chamado a abrir-se às periferias e a reconhecer que também quem está à margem, até aquele que é rejeitado e desprezado pela sociedade, é objeto da generosidade de Deus”. Conclui Papa Francisco.

O profeta (Is 25,6-10) traz uma palavra de consolação e ânimo: “O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda terra“. Deus está sempre ao nosso alcance. Ele enviou seu próprio filho Jesus para indicar o caminho da vida. Por vezes ficamos parados esperando que Deus resolva tudo. Deus conta com a nossa colaboração, com a nossa missão de sermos presença viva de Deus na humanidade.

São Paulo nos ensina: “Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de vi­ver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo ne­cessidade. Tudo posso naquele que me dá força”. No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. Deus proverá esplendidamente, com sua riqueza, a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém. (cf Fl 4,14-19).  O seguidor de Jesus cristo está sempre alegre e feliz, mesmo nas dificuldades, pois tem a certeza da presença de Deus.

Rezemos com a Igreja: Ó Deus, sempre nos preceda e nos acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho. Amém.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

 

Dom Juventimo Kestering
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga