PRESENÇA NA ESCOLA

 

No dia 29 de agosto deste mesmo ano, às 17hs na Escola Estadual XV de outubro, Pe. Wender se reúne com os professores, funcionários e diretoria, para tratar de um assunto muito delicado o vazio existencial entre os adolescentes e jovens. Tema complexo… porem necessário, como é o caso do suicídio, mutilações e depressões entre jovens e adolescentes.

O tema proposto era o do vazio existencial. O vazio existencial é o grande vilão na vida de nossos meninos e meninas. Os jovens e adolescentes estão vivendo por vezes uma vida sem sentido. Uma pessoa que não tem um sentido pelo qual deve viver gasta sua vida em qualquer coisa. Como dizia Nietzsche “Quem não tem um para que, qualquer como serve”. O Brasil é o terceiro pais com o maior índice de suicídio no mundo, perdendo somente para a China e Japão. A maioria das pessoas que suicidam são meninos e meninas entre 15 a 29 anos. Diante deste quadro percebe-se que as meninas são as que mais cometem estes atos, logo as mesmas são mais vulneráveis ao suicídio, do que os meninos. Diante deste quadro, e diante desta realidade que tem se percebido nesta pequena cidade de Tesouro, onde adolescentes e jovens estão se mutilando, ou atentando contra sua própria vida.

O pensamento de Padre Wender é organizar por meio destes interessados um grupo de estudos e trabalhos que podem atuar com um projeto de prevenção contra a destruição da vida e ao mesmo tempo acompanhar e ajudar esta geração a encontrar um sentido para suas próprias vidas. A ideia de organizar um estudo e um projeto de acompanhamento dentro do sistema preventivo referente a crise existencial… será assessorado pelo Padre Wender, graduado em Logoterapia e Análise Existencial, porém coordenado pela Senhora Viviane Bastos, uma funcionária da referida Escola que está preocupada com a realidade destes meninos e meninas e apoiado pela diretoria da mesma. A reunião foi bastante positiva e desafiadora.

 

Pastoral da Comunicação Pascom
Paróquia Santa Terezinha – Tesouro