ENCONTRO COM CATEQUISTAS DE CRISMA

Tendo como local o Centro Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga na tarde do dia 02 de setembro de 2017 realizou-se o encontro de catequista nível crisma da Forania Rondonópolis. Mais de setenta catequistas de fizeram presentes. O encontro iniciou com um momento orante, seguido de encontro por paróquia e partilha de frutos da caminhada de catequese. Em seguida dom Juventino Kestering aprofundou um tema relacionado à INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Tomou com texto inspirador o documento 107 da CNBB.

Ponto de partida. Encontrar numa nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria, indicar rumos novos para a caminhada da Igreja. Revisão do processo de transmissão da fé: Âmbitos da pastoral ordinária, dos batizados que não vivem as exigências do Batismo e daqueles que não conhecem ou recusam o Evangelho.

Mudança, pois durante longo período da sua história, a Igreja apoiou-se sobre a convicção de que se movia dentro de espaços culturais já moldados pelo cristianismo. O enfraquecimento das instituições cristãs move para um processo de conversão pastoral, de aprendizagem de iniciação à vida cristã. Pensar e construir um novo paradigma da catequese. Ouvir o evangelizando. E no ouvir o encontro que começa, pois há sempre buscas, que inquietam o coração. A Vida Cristã é um novo projeto de vida.

À luz deste ponto de partida dom Juventino aprofundou através de uma metodologia participativa e interativa o tema acima citado. No final do encontro, catequistas externaram a alegria da participação e o conteúdo de valia que foi apresentado. Recordaram que os catequistas trabalham com adolescentes e jovens que buscam sentido para a vida e que por vezes se deixam levar por tantas novidades ou ideias dos tempos atuais.

Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis Guiratinga