BISPOS SE REUNEM

Nove bispos diocesanos e dois eméritos das diocese no Estado de Mato Grosso (arquidiocese de Cuiabá, dioceses de Juína, Cáceres, Diamantino, Sinop, Rondonópolis-Guiratinga, Barra do Garças, Prelazias de São Félix do Araguaia e Primavera do Leste-Paranatinga), integrantes do Regional Oeste 02 se reuniram entre os dias 12 a 14 de setembro de 2017 em São Felix do Araguaia. Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo prelado de São Félix do Araguaia acolheu com amor e simplicidade. O encontro realizou-se no Centro de Formação Tia Irene em São Félix. Essa reunião é anual, no mês de setembro, numa diocese diferente. Assim, em nove anos visitam todas as dioceses do Estado de Mato Grosso.

O encontro teve como objetivos: – Ser um tempo reservado entre os bispos para a oração, partilha de vida e de mútuo fortalecimento na missão; – Encaminhar diversos assuntos pendentes e tratar de  assuntos referentes à missão dos bispos em sua diocese, em relação à Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Nunciatura Apostólica e com o Papa. Diversos temas relacionados foram encaminhados em especial no que se refere à caminhada pastoral da Igreja no Estado de Mato Grosso, o modelo econômico, a crise ética e política e como isto interfere na missão da Igreja, o empobrecimento da população em especial os povos indígenas. A missão primeira do bispo em sua diocese e no Regional é manter a unidade e a comunhão entre si, fortalecendo assim a unidade da Igreja.

O encontro transcorreu num clima de fraternidade, de mútuo respeito e acima de tudo de colegialidade entre irmãos que se encontram para a busca de caminhos para a evangelização. Momento impar foi a presença de dom Pedro Casaldáliga, com seus 89 anos ainda, fragilizado, mas lúcido e. sua presença é sinal profético de um homem de Deus que doou a sua vida pela causa dos sofridos e humilhados do noroeste do Mato Grosso. O Concílio Vaticano II (1962-1965) definiu a missão no bispo na sua missão junto aos presbíteros e Povo de Deus em sua diocese e na comunhão entre os bispos e com toda a Igreja.

Pastoral da Comunicação (Pascom)