CATEQUISTAS SE QUALIFICAM

 P1070425

Na tarde do dia 08 de julho de 2017 na Paróquia são Francisco de Assis, Jaciara mais de trinta catequistas participaram de tarde de formação. Dom Juventno Kestering conduziu as reflexões com o temaO valor da experiencia religiosa no processo catequético. Experiência de Deus como um encontro, como descoberta, como novo caminho” tendo comno texto fundante: Jo 4,5-42.

O encontro iniciou com uma oração e breve apresentasção de cada participantes, seu nome e área em que exerce o ministério da catequese. Dom Juventino iniciou afirmando que “Deus não quer somente ser conhecido, estudado, mas quer ser amado, experienciado no dia a dia da vida”. Situou a catequese na perspectiva da Iniciação à vida Cristã que é mais do que um conhecimento, mas uma expereicia, descoberta, caminho. Enfocou as experiencia que adultos, jovens e crianças vivem e as consequentes interrogações. Insistiu na catequese do SIM à graça, ao amor de Deus, à belza da vida, à misericórdia, ao valor da vida, da afetividade. Para isso é preciso “deixar-se iluminar por uma página do Evangelho”. Tomou como texto Jo 4, 4-42, pois ‘Não há homem nem mulher que, na sua vida, não se encontre, como a mulher da Samaria, ao lado de um poço com um balde vazio, na esperança de encontrar que seja satisfeito o desejo mais profundo do coração, o único que pode dar significado pleno à existência”.  Finalizou insistindo que é preciso dar novos passos e apresentou como exemplo o texto:

“A mulher que representa o povo samaritano reconhece em Jesus “um profeta”. Ela descobre a que, na fala de Jesus, sua própria história é interpretada como misericórdia de Deus. Para Jesus é fundamental dar um novo passo. Deus recebe um nome novo: Pai (Jo 4,21). É razão pela qual encontrá-lo não depende de lugar e/ou de formato do culto. O que conta é que sejam adoradores do Pai, em “espírito e verdade”. Para aquela samaritana chegara a “hora”. Até então era excluída; agora Ele a faz saber que pode ser incluída entre os “adoradores que o Pai procura”, que encontrá-la é anseio do Pai. A frase pronunciada por Jesus diz tudo: “Sou eu, que estou falando contigo” (Jo 4,26). Chega-se aqui ao ápice daquele encontro. Ela, até então, falava do Messias. Agora fala com Ele, em pessoa. O que antes era esperança mal definida, agora é presença, é pessoa encontrada. O cântaro para levar água, antes um instrumento indispensável para saciar a sede da água do poço, agora perde relevância. Aquele cântaro apontava para um quotidiano escravizador. A mulher descobre que sua fonte de vida não vem do poço, mas de Jesus, que se aproximara e se deixara encontrar”.

O encontro foi avaliado como positivo e contribuiu para o crescimento pessoa e abriu luzes para avançar na direção da Iniciação à Vida Cristã.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis Guiratinga