NO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO

Na manhã do dia 07 de julho de 2017, dom Juventino Kestering passou a manhã no Seminário Propedêutico da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. O mesmo está situado na Paróquia São Domingo Sávio, Jardim Atlântica, cidade de Rondonópolis. Conta com sete jovens que já concluíram ao ensino médio e dois já fizeram faculdade. Tem como formador Pe. Sérgio Zanon e Pe. Jhony Mery de Souza. Constou da programação um a partilha sobre as experiências positivas do semestre e um aprofundamento sobre a dimensão humano-afetiva no processo formativo.

IMG-20170707-WA0005

As diretrizes Para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil  nos números  132 a 133 ensinam: “Antes de ingressarem no seminário maior, os vocacionados, até mesmo aqueles que vêm do seminário menor e de grupos vocacionais, devem passar por um período chamado propedêutico. Esse período é “tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior” (POV, n. 62), organizado como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas da formação, levando em consideração as seguintes indicações: residência ou local próprio, com programação específica; não inferior a um ano; após o nível médio; com urna equipe responsável, valorizando a presença de leigos, homens e mulheres” (POV, n. 66). O ingresso no propedêutico seja precedido por um processo de discernimento vocacional, que leve ao conhecimento das reais motivações do vocacionado, através de um levantamento do histórico pessoal, ou seja, o conhecimento de sua vida nos seguintes âmbitos: familiar, comunitário-eclesial, espiritual, afetivo-sexual, socioeconômico, intelectual e cultural. Esse discernimento seja feito através de: consulta às comunidades de origem, visita aos familiares, entrevistas, encontros vocacionais, retiros e outros.

Pastoral da Comunicação (Pascom)