EM RETIRO

P1070026Na noite do dia 23 de maio, nas dependências da Catedral Santa Cruz, mais de cinquenta mulheres participaram de um retiro espiritual em preparação realização do 102ª retiro para mulheres da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Dom Juventino foi convidado para orientar a noite de oração. Com base na dinâmica o encontro, o bispo orientou momentos de reflexão, oração, silencio, cantos e adoração. Faz parte da prática da dinâmica do Cursilho de Cristandade a preparação espiritual, humana, psicológica e física das pessoas que vão colaborar nos mais diversos ambientes e serviços.

“Retiro é tempo de reflexão para entendermos melhor a nossa existência, examinar como tem sido a nossa vida até agora e direcionarmos o nosso futuro. É uma atividade espiritual que proporciona aos participantes, tempo para olhar os principais pontos da vida, o que está bem, o que não está bem e como melhorar. Retiros podem ter diversos formatos e duração, uma forma comum tem dois dias de duração, num final de semana e é realizado normalmente em um local que permite contato com a natureza e tranquilidade. São ministradas palestras por sacerdote e leigos, há atividades como Santa Missa, confissão, Terço e Via Sacra, entre outras práticas de piedade. Há também intervalos de tempo sem nenhuma atividade para cada pessoa pensar sobre sua vida. É um momento de especial intimidade com Deus, que depois nos facilitará encontrá-Lo no dia-a-dia: no trabalho, no descanso, nos momentos com a família, nos momentos com os amigos”.

P1070027

Um retiro tem como meta: Aprofundar no conhecimento da personalidade, descobrir os talentos, buscar o sentido da vida; perceber o que precisamos para fazer para melhorar, para sermos mais felizes. Nunca é tarde para recomeçar, para rever o rumo da nossa vida; Aprender a lidar de forma harmoniosa os sonhos e projetos. Decidir e empreender de forma consciente o que vemos que de fato é o melhor para nós; Melhorar o relacionamento com as pessoas que Deus coloca à nossa volta, a fim de vivermos mais intensamente o centro do cristianismo: a caridade e percorrer, na presença de Deus, os diversos âmbitos da nossa vida: família, trabalho, amizades, relacionamento com Deus.

Pastoral da Comunicação (Pascom)