CAPACITANDO MINISTROS DA PALAVRA

Entre os dias 23 a 25 de maio de 2017, numa iniciativa da Coordenação dos Ministérios, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga promoveu uma primeira etapa de formação para leigos em preparação para serem ministros da Palavra nas comunidades. O evento se realizou no Centro de Pastoral da Diocese, das 19:00 às 22:00 horas com participação de 38 lideranças das forania Rondonópolis.

P1070033

O Plano diocesano de Pastoral tem como uma meta para o quadriênio o forte investimentos nos Ministros da Palavra, na formação bíblica do Povo e nas celebrações da Palavra nas comunidades, pois, “Toda a Palavra de Deus é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a Justiça”. (2Tm 3,16). A igreja é lugar ideal, espaço onde todos os cristãos podem criar um grande amor pela Palavra de Deus. A Palavra permitirá um caminho de evangelização e de comunhão gerando mais vida e alegria para o povo de Deus. Após a leitura do texto fora refletido sobre a seguinte pergunta: O que fazer para que todos os seguimentos pastorais do Regional sejam escolas de comunhão, oração e proclamação da Palavra de Deus? O que fazer para melhorar valorizar as celebrações do culto dominical nas comunidades.

Segundo as ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – CNBB DOCUMENTO 52: Pela Palavra de Deus, as comunidades celebram o mistério de Cristo em sua vida. Depois dos sacramentos, a celebração da Palavra é a forma mais importante de celebrar. Isto exige de nós uma reflexão teológica mais aprofundada e uma maior atenção pastoral. Nas diferentes formas celebrativas e na diversidade de assembleias das quais os fiéis tomam parte, exprimem-se os múltiplos tesouros da única Palavra de Deus. Isto acontece no transcorrer do ano litúrgico, em que se recorda o mistério de Cristo em seu desenvolvimento, como na celebração dos sacramentos e dos sacramentais da Igreja, e também nas respostas de cada fiel à ação interna do Espírito Santo. Deste modo, a celebração litúrgica, converte-se num acontecimento novo e enriquece a palavra com uma nova interpretação e eficácia.

A Palavra de Deus está viva e atuante hoje na comunidade eclesial. Deus continua a falar aos seus filhos em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Vale-se da comunidade dos fiéis que celebra a liturgia, para que a sua Palavra se propague e seja conhecida, e seu nome seja louvado por todas as nações. O mistério da salvação, que a Palavra de Deus não cessa de recordar e prolongar, alcança seu mais pleno significado na ação litúrgica. Assim, a Palavra de Deus é sempre viva pelo poder do Espírito Santo, e manifesta o amor ativo do Pai. A Palavra nunca deixa de ser eficaz. Ela contém, realiza e manifesta a aliança que Deus firmou com seu povo. A Palavra de Deus é um “acontecimento” através do qual o próprio Deus entra no mundo, age, cria, intervém na História do seu povo para orientar sua caminhada. “Ela é como a chuva e a neve que descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e o pão ao que come. Ela não torna a ele sem ter produzido fruto e sem ter cumprido a sua vontade”. Ela é poder e força criadora de Deus que se dirige pessoalmente a cada um, hoje. Nesta perspectiva, as celebrações da Palavra, sob a ação do Espírito Santo, se constituem em memória reveladora dos acontecimentos maravilhosos da salvação. O testemunho de vida do próprio ministro da Palavra tem sua importância”.

Pastoral da Comunicação (Pascom)