TEOLOGIA PARA LEIGOS EM TESOURO

No dia 24 de maio de 2017, às 18hs30mn, na sala formação da Igreja Matriz Santa Terezinha, reuniu-se 22 lideranças da Paróquia, para dar início a uma pequena formação chamada ITL – Introdução Teológica para Leigos. Esta formação é dividida em seis módulos, sendo eles: 1º Revelação e Fé e Transmissão da Revelação; 2º Dogmática e Cristologia; 3º Pneumatologia  e Sacramentos; 4º Eclesiologia e Mariologia; 5º Antropologia e Graça, Escatologia e Anjos e 6º Teologia Moral, Moral Sexual e Matrimônio, Bioética e Ideologia de Gênero.

IMG-20170524-WA0036

O objetivo desta formação que acontecerá ao longo deste ano é dar uma abordagem de caráter doutrinal, histórico e eclesial, um conhecimento adequado da fé a fim de auxiliar e fortalecer o consenso entre reflexão e ação pastoral a vida missionária da Paróquia.  Diante disso a luz daquilo que a Igreja hoje esta pedindo que é a “Iniciação a Vida Crista”, possamos formar verdadeiros Discípulos e Missionários de Jesus Cristo.

Quem está administrando esta formação é o Pe.  Wender, pároco da referida Paróquia, porém irá contar ao longo do ano com ajudas já confirmadas do Seminarista Marcelo e  Pe. Marcos de Guiratinga; Pe. Evandro, mestre em Direito Canônico de Cuiabá, e outros que possam se colocar a disposição para ajudar. Tendo em vista o nosso projeto para este ano que é levar a Bíblia as mãos do povo e vivenciarmos as Santas Missões Populares, então nada melhor do que prepararmos bem os nosso Missionários, para assim poderem servir melhor.

O encontro acontecerá duas vezes por mês nas quartas-feiras, sempre das 18hs30mn até às 21hs. As demais semanas serão envolvidas por estudos particulares, onde a equipe de formação orientará. Nesta 1ª semana, que por sua vez foi à abertura dos trabalhos, foi introduzido o 1º Módulo que é o da Revelação e Fé. Trabalhamos a questão do significo da Palavra Teologia; a questão da visão Teocêntrica, Cosmocêntrica,e Antropocêntrica; vimos o significado do termos Teologia; introduzimos o tema sobre Revelação e Fé, onde Deus se revela na natureza, no cosmo e na pessoa humana; um pouco sobre a revelação no Novo e Antigo Testamento, utilizamos bastante a Bíblia, onde a mesma é o nosso principal material para ser estudado e vivenciado.

Que esta formação possa amadurecer a nossa fé e ao mesmo tempo darmos razões a ela.

Pe. Wender Souza dos Santos
Pároco da Paróquia Santa Terezinha  – Tesouro