EM FÁTIMA DE SÃO LOURENÇO

DSC02508“A Paróquia nossa Senhora de Fátima, teve a alegria de ter pela primeira vez, na história, a presença de um Padre mato-grossense”, foi o que disse dona Luíza, que nos recebeu em sua casa, no Domingo de Ramos, no Pantanal, na comunidade Bahia São João. Fatima foi atendido freis alemães, depois por mais de 30 anos Pe. Líbero, depois Pe. Mário e Pe. João Henning, mais recente os Frades Menores Missionários e nesta semana santa Pe. Lauri atendeu as comunidades. Irmã Ida Santos, Catequista Franciscana acompanhou a missão, Na Bahia São João, região do Pantanal, além dos fiéis na procissão, também havia búfalo o qual nos causou medo. Na outra comunidade pantaneira, Lambari, a procissão foi no anoitecer.

Grande era a alegria do povo pantaneiro, que veio enfrentando lama. Essa comunidade pertence ao Município de Santo Antônio do Leverger, atendida pela Paróquia de Fátima de São Lourenço que hoje está aos cuidados da Paróquia Senhor bom Jesus de Juscimeira.

No vilarejo de Fátima, a semana Santa foi linda, a começar com a Procissão dos Ramos, saindo da Escola Estadual Dom Vunibaldo, pois a mesma, naquele dia estava completando 70 anos de educação e 70 anos de chegada das Irmãs Catequista Franciscanas. Na quinta feira santa, foi intensa a participação do povo na Missa. No lava-pés, participaram casais simples, a diretora da escola, duas professoras, jovens e crianças da escola. Na sexta feira da paixão, houve celebração no entardecer, seguido da via sacra na rua. No sábado santo, muita gente na Igreja! Foi feito a fogueira fora da Igreja, houve o rito da Luz, e toda procissão iluminada adentrando a Igreja, as luzes eram somente as velinhas. Durante o canto do Glória foram acesas as luzes da Igreja, duas mulheres trouxeram a toalha branca do altar e todo o povo cantava o Glória a Deus animado, batendo palmas. No Domingo de Páscoa, na igreja não coube todo o povo sentado. Muitos ficaram em pé. Houve o batizado da pequenina Maria Clara. O Padre Lauri entoou a sequencia pascal, e o povo acompanhou. Após a Missa, houve o café partilhado, com sucos, bolos, pães e outras guloseimas. Muitas famílias trouxeram algo para a partilha. Bendito seja Deus! Todos comeram e ainda sobrou.

Irmã Ida Santos
Catequista Franciscana e professora na Escola Dom Vunibaldo