E FORAM BATIZADOS

IMG-20170416-WA0047

Na catedral Santa Cruz, na noite de Páscoa além do rito do Fogo Novo, da procissão luminosa, do canto de anuncio da ressurreição e a liturgia batismal, seis adultos receberam o batismo. Após o banho com água os recém-batizados foram até as sacristias e se revestiram da veste branca e foram acolhidos pela comunidade. Já na manhã do domingo de Páscoa, na missa presidida por Dom Juventino Kestering, com a Catedral lotada de fiéis, dezenove crianças foram batizadas logo após a celebração da Missa na qual foram apresentadas à comunidade.

P1050926 (1)

O Catecismo da Igreja Católica assim ensina (1223): “Todas as prefigurações da antiga aliança encontram sua realização em Cristo Jesus. Ele começa sua vida pública depois de ter-se feito batizar por São João Batista no Jordão, e após sua ressurreição confere esta missão aos apóstolos: “Ide, pois, fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19-20). E continua no nº 1236:O anúncio da Palavra de Deus ilumina com a verdade revelada os candidatos e a assembleia, e suscita a resposta da fé, inseparável do Batismo. Com efeito, o Batismo é de maneira especial “o sacramento da fé”, uma vez que é a entrada sacramental na vida de fé. O batismo é o sacramento da fé. Mas a fé tem necessidade da comunidade dos crentes. Cada um dos fiéis só pode crer dentro da fé da Igreja. A fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e madura, mas um começo, que deve desenvolver-se. Ao catecúmeno ou a seu padrinho é feita a pergunta: Que pedis à Igreja de Deus? E ele responde: A fé”.

Pastoral da Comunicação (Pascom)