SEXTA FEIRA SANTA

A Sexta-Feira Santa é data em que os cristãos lembram o julgamento, a paixão, a crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo realizado através de diversos momentos doloridos. É dia em que Jesus foi crucificado. Sexta-Feira Santa é conhecida como dia da Paixão. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5,8). “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito” (1Pedro 3,18).

paixão de cristoA Igreja Católica celebra a Sexta-Feira Santa com ritos próprios, presidida por um presbítero ou bispo, paramentado de cor vermelha. A celebração segue esta estrutura:

– Entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar em silencio,

– Liturgia da Palavra.  Leitura do livro de Isaías 52,13-53,12, canto do salmo 31, leitura da carta aos Hebreus (Hbr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura da Paixão de Jesus Cristo segundo João (Jo 18,1-19,42).

– Homilia e silêncio de reflexão seguido da Oração Universal, externando a universalidade da salvação trazida por Jesus Cristo.

– Segue a veneração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e venerada com o beijo.- Segue a oração do Pai Nosso, a comunhão. Neste dia em nenhum a Igreja do mundo se celebra a Missa uma vez que o Mistério da Redenção foi celebrado por Jesus na Cruz.

– Oração sobre o povo e seguido da Procissão do Enterro, conhecida também como Procissão do Senhor Morto. A liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. A tradição ensina que Jesus morreu em torno de três horas da tarde.

Sexta feira Santa é dia de jejum e abstinência. O cânon 1252 diz que estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado 14 anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de 18 anos até os 60 anos. Neste dia os se abstenham de carne ou outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência, como obra de caridade ou exercício de piedade. O Jejum é uma maneira de solidariedade com o mundo que sofre que passa fome e necessidades vitais.

Dom Juventino Kestering
Bispo diocesano