Paróquias celebram Domingo de Ramos

P1050907Neste dia 09 de abril tem todas as paróquias o Povo de Deus acorreu às celebrações do domingo de Ramos. Os espaços e as procissões foram preparados com esmero. “O Domingo de Ramos é a celebração litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É a abertura da Semana Santa. Nesse dia, os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira. Segundo o Evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumento – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição”.

A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo. A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.

Dom Juventino Kestering presidiu a celebração da noite também com procissão de Ramos, uma vez que o pároco Pe. José  Éder Ribeiro foi atender a Paróquia São José do Povo que está sob o cuidado de um diácono.

 

 

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga