CASA SANTO ANTÔNIO PROMOVE ENCONTRO COM OS PAIS

IMG-20170329-WA0012

“Com Santa Terezinha estamos todos em MISSÃO!”.

No dia 22 de março de 2017, as 16hs30 na Casa Santo Antônio, uma entidade da Igreja Católica de Tesouro, que acolhe mais de 100 crianças, de terça às sextas feiras, aconteceu o primeiro encontro para pais e responsáveis que tem crianças que ali participam, neste ano de 2017.

Estavam presentes: Ir. Ediverges, Ir. Tereza, Ir. Maria Luiza que são as responsáveis de levar à frente o projeto; Elienir que é coordenadora pedagógica da casa e o Pe. Wender pároco da Paróquia e mais de 40 pais ou responsáveis daquelas crianças.

O encontro contou já no seu início, com uma gostosa e calorosa acolhida, onde os mesmos deixaram seus nomes, e pegavam um número, para que no final pudessem concorrer a alguns prêmios que estavam ali organizados. Logo após, contou com uma palavra de Ir. Edivirges, onde a mesma fez uma oração, em seguida a Elenir (coordenadora pedagógica) fez uma reflexão por meio de uma música. Encerrando, o Pe. Wender ficou com uma palavra onde em 30mn iria dar uma pequena formação para os pais e responsáveis.

A palestra trazia como tema a “Alegria do Amor”. Pe. Wender, começou sua Palestra acolhendo a todos e de imediato IMG-20170329-WA0014trouxe presente o significado da palavra educar, que vem do latim educare que significa conduzir e levar. Portanto educar significa conduzir para fora. Logo, os pais são aqueles que conduzem para fora os seus filhos, e aqui tem um dado muito importante que, é o da autotranscedência. Vimos que a questão primordial da família é a busca por sentido e valores. E a problemática de nossas famílias é exatamente isso a frustação desta busca. E diante desta frustação entra a questão das drogas, agressão, prostituição… e até mesmo suicídio, ora pela busca desenfreada do poder ou do prazer.

Para que possa se tornar um lugar de alegria e de amor, a família precisa ser, um lugar da morada humana com sentido; tem que trabalhar as questões do sentido da vida e dos valores; a casa tem que ser uma morada acolhedora, alegre, dialogável, compreensiva; que saibam impor limites, e  ao mesmo tempo, eduque para a responsabilidade e para a escolhas.

Foi chamada muita atenção dos pais referente o papel da Casa Santo Antônio, que é um lugar que vai ajudar os pais na formação dos filhos, porém isso não tira a responsabilidade dos pais em assumir bem o seu papel na sociedade.

Foi destacado, que um filho que não encontra na casa um lugar de afeto, de acolhida, de amor, de alegria…, ele vai buscar na rua. Por isso que muitos filhos preferem ir para qualquer lugar, menos ir para casa. Sem uma colaboração por parte dos pais ou responsáveis, tudo o que a Casa Santo Antônio fizer não vai ter uma continuidade, dificultando assim a formação destas crianças e adolescentes.

Uma das coisas que é bem visíveis dentro da Casa Santo Antônio é que a maioria das crianças e adolescentes são criadas sem a IMG-20170329-WA0011presença paterna. Às vezes, esta figura de pai, que estas crianças quando tem, é do avô, do tio, do padrasto… que por sua vez não substitui a do pai biologicamente dizendo. Com esta ausência, paterna o trabalho com as mesmas por si só já um desafio. Alguns estudiosos da psicologia hoje, afirmam que a ausência de um pai biologicamente dizendo, é mais prejudicial para a criança do que o da mãe. Algumas mães, diante da palestra, fizeram perguntas às quais foi dada uma resposta, porém foram convidadas à marcar um horário com o Padre para poder dar uma continuidade no trabalho, e uma proposta de acompanhamento para os filhos e para a família.

Após a palestra, a coordenadora pedagógica partilhou as regras da Casa Santo Antônio com os presentes, reafirmou o trabalho em conjunto com as famílias. Em seguida, Ir. Edivirges fez suas considerações finais e o sorteio dos brindes, e as famílias retornaram animadas para suas casas, para que juntos pudéssemos avançar neste ano de 2017.

Pe. Wender Souza dos Santos
Pároco – Paróquia Santa Teresinha – Tesouro