EVANGELIZAR OS POVOS INDÍGENAS

IMG_5828

Na manhã do dia 28 de março de 2017 e se estende até o dia 29, no Centro Cultural Missionário, em Brasília, teve o início o “Seminário sobre a Evangelização dos Povos Indígenas”. Contou com a presença de 62 participantes entre indígenas, leigos, padres, religiosas, bispos, assessores da CNBB e outros convidados. Teve como objetivo “fazer um levantamento sobre a realidade da evangelização entre os povos indígenas; construir novas pontes que aproximam as pastorais, movimentos e evangelização dos Povos indígenas; avaliar a caminhada e propor novas ações que adentrem nas culturas dos povos nativos.

No primeiro dia além das formalidades iniciais foi apresentada a síntese do questionário que a dioceses responderam, bem como um pinel com três experiências significativas entre os povos indígenas; aprofundamento com o antropólogo Pe. Paulo Suess, partilha em grupos, plenária, testemunho de missionários e missionárias. Foi um dia de muita troca de saberes, de novas experiências e de luzes para nova retomada da evangelização dos Povos indígenas em todo Brasil.

IMG_5815

O segundo dia foi dedicado à troca de experiência sobre os aspectos significativos da presença junto aos povos indígenas bem como definição e passos em vista da Evangelização. Temos como: escutar os povos indígenas, respeitar a cultura, o respeito aos mistérios, ritos, símbolos e língua. A proximidade, a formação de catequistas, ministros da palavra, rezadores, visitadores, cantores, assumir a causa indígenas pelas Igrejas locais, a superação dos preconceitos, saber estar presente, ir ao encontro do outro, do desconhecido, o anuncio de Jesus Cristo, Filhos do mesmo Deus, mas com culturas, nomes, ritos diferentes foram aspectos que foram apontados, aprofundados.IMG_5758

No final do encontro novamente em grupos foram apontados indicadores do encontro, na linha da formação não só dos missionários, mas dos povos indígenas, a proximidade, assumir também as lutas dos povos indígenas e primar pelo respeito e presença.

O seminário é coordenado por D. Cláudio Hummes, bispo presidente da Comissão Para a Amazônia. Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga marca a sua presença e relatou experiências junto com ao Povo Bororo

Pastoral da Comunicação (Pasccom)