FORMAÇÃO DE CATEQUESE EM ALTO GARÇAS

IMG-20170323-WA0053

No dia 11 de Março de 2017 na cidade de Alto Garças – MT na Paróquia São Sebastião, com a presença da Evanilse Costa e Isaura Thomazin, da equipe diocesana de catequese da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, realizou-se a formação sobre a importância de como trabalhar a Bíblia na Catequese. O início foi às quatorze horas. Contou com a presença de 25 catequistas, com apoio da Ir. Sônia que nos recebeu no CEJUPA onde se realizam vários encontros da Catequese.

O estudo foi de grande valia. Mais uma vez constatou-se a importância da Palavra de Deus na vida da catequista. É fundamental que conheçam Jesus Cristo e possam leva-lo às crianças, adolescentes e jovens. Destacam-se alguns pontos significativos para melhor conduzir a catequese.

IMG-20170323-WA0047

• A responsabilidade que se tem ao abrir ao catequisando o livro da Bíblia de uma maneira eficaz para que eles se abra chamado de Deus e tenha Palavra como mensagem de Deus vive e encarnado na história.
  • A maneira de trabalhar os textos bíblicos na catequese apresentando um linguajar do texto com maturidade na fé, interessante, simples e de fácil entendimento as crianças conforme a idade de cada um.
  • Narrar os fatos da vida de Jesus Cristo e levar as crianças, jovem e adulto a experimentar através da Palavra um Deus que Eles podem conhecer, amar, admirar e escutar.
  • Fazer a crianças entender o texto bíblico através da Leitura Orante da Palavra
  • Utilizar técnicas criativas através de teatros, figuras, gincanas, fotos, vídeos, feiras e tantas outras maneiras de levar as nossas crianças a entenderem que cada um deles possa crescer sabendo que Jesus Cristo é seu amigo, seu Deus e que pode contar com Ele sempre. Depois dessa introdução tivemos como exercício um trabalho que foram divididos em três grupos onde as catequistas mostraram de maneiras diferentes a Parábola do Semeador.
  • Um grupo apresentou a Parábola através do Desenho
  • Um grupo apresentou a Parábola através de figuras
  • Um grupo apresentou a Parábola através de teatro. Finalizamos as 17:00 com um momento de oração onde as formadoras nos pediram para resumirmos um pouco o que achamos e quais seriam as criticas ou ideias para os próximos e foi colocado elogios e agradecimentos de quanta riqueza e como sugestão pediram que seja feita com mais tempo as próximas formações. Padre Milton fez os agradecimentos e deu a benção final.

Evanilse Costa e Isaura Thomazin
Equipe diocesana de Catequese