COMUNIDADE DE VILA NOVA COMEMORA O DIA DE SÃO JOSÉ

IMG-20170321-WA0018A Comunidade de Vila Nova, pertence ao município de Guiratinga, porém religiosamente é atendido pela Paróquia Santa Terezinha de Tesouro. É uma comunidade rural, situada as margens do Rio Garças, retirada de Tesouro 35 km.  É uma comunidade feita de pessoas muito simples, porém de um coração muito grande. Vila Nova é uma comunidade que foi colocada sob a proteção de São José. Neste ano de 2017 como todos os outros anteriores, a comunidade se organizou para rezar, pedir e agradecer a São José por todas as graças e bênçãos recebidas. A pequena comunidade de Vila Nova, formada praticamente por pescadores, e aos finais de semana por pessoas que vem de outras cidades, como: Rondonópolis, Cuiabá, Guiratinga…, que tem ali o seu ranchinho construído. É um lugar muito buscado devido o silêncio, a beleza e a natureza.

Neste dia 19 de Março (Domingo), dia de São José, os missionários, Pe. Wender, Ir. Edivirges (Salésia), Dona Ilza (Ministra), a adolescente Maria Luiza (Átila, Cantora e Tocadora) e Istim, saíram de Tesouro e foram para esta comunidade celebrar com eles o dia de seu padroeiro. Era uma manha chuvosa, e devido à mesma, a estrada se tornou um verdadeiro desafio. Depois de mais de hora de viagem, com pneu furando, lama, atoleiro os missionários chegaram ao seu destino. Devido à chuva, pensávamos nós que povo estaria na Igreja esperando os missionários, mas para surpresa de todos, os fiéis estavam aguardando o Padre e a equipe do outro lado da passarela, para a procissão em honra de São José, mesmo debaixo da chuva.

A chuva não foi motivo para que aquele povo, aqueles devotos deixassem de fazer seus atos de fé, devoção e amor. Os fiéis fizeram uma linda decoração que saia da passarela e ia até a Igreja local. Arrumaram São José e o colocaram em uma barca feita de papelão por um dos devotos, e foi assim que começou a procissão: chuva caindo e o povo rezando. O que me surpreendeu como Padre, foi a tamanha fé do povo, ou seja, faça chuva ou faça frio nós iremos em procissão rezar.

IMG-20170321-WA0022

São José foi acolhido com fogos e muitos “vivas”, era um momento de fé único, singular e inrrepetível. Muitos emocionaram durante a procissão. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida acompanhava os romeiros e esperava São José nas paradas, e ali os fiéis pedia a intercessão de Maria sobre a comunidade e todos os seus trabalhos. A comunidade não conseguir ver a imagem de São José desvinculada com a de Maria, pois para os mesmos, as duas imagens juntas mostravam o verdadeiro sentido de se ser família.  A Imagem de São José era carregada em uma parca por quatro homens, quatro pescadores: Dirlei, o Vascaino, O bem, e outro que no momento não veio o nome na cabeça. Junto com a barca vinham as ministras do local, Dona Ana e Dona Zenaide. Chegando à Igreja de São José, todos os romeiros entraram e participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Wender, onde o mesmo procurou ressaltar este ato de fé e de amor, e aos mesmos, destacou as qualidades de São José. Após a Santa Missa, a comunidade rezou o Santo Terço e em seguida cantaram o hino de São José; cantaram parabéns para o Santo e depois partilharam com toda comunidade um delicioso bolo, feito com doações dos próprios moradores e devotos do local.

IMG-20170321-WA0024

Neste dia de São José vimos uma expressão viva de fé, e percebemos como a religiosidade popular mexe com a vida do povo e o quanto a mesma precisa ser respeitada, pois ali esta algo próprio daquela gente, pobre, sofredora… que traz em cada gesto, em cada canção a imagem de seus antepassados que um dia também fizeram as mesmas coisas que eles estavam fazendo naquele momento. Que São José interceda por cada um de nós!

Pe. Wender Souza dos Santos
Pároco