NO SEMINÁRIO

P1050799Na tarde noite do dia 23 de fevereiro de 2017, dom Juventino Kestering, esteve no Seminário Jesus Bom Pastor em Várzea Grande, MT onde residem os seminaristas de filosofia e teologia da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Constou da programação encontro com o Reitor Pe. Jefferson Klayton V. Aragão Jefferson, encontro com os seminaristas, celebração da eucaristia e momento de convivência fraterna.

Neste ano fazem o processo formativo no seminário treze jovens, sendo que doze frequentam a faculdade de filosofia e um, a faculdade de teologia.  São eles:

– Marcelo Nunes Pereira, da Paróquia São Sebastião de Dom Aquino, que está cursando o 1° ano do curso de Filosofia.

– Rafael da Silva Souza, da Paróquia São José Operário de Rondonópolis, que está cursando o 1° ano do curso de Filosofia.

– Higor Marcelo Franco Barbosa, da Paróquia São José Esposo de Rondonópolis, que está cursando o 1° ano do curso de Filosofia.

– José Wagner Rodrigues Rocha, da Paróquia Bom Jesus de Juscimeira, que está cursando o 1° ano do curso de Filosofia.

– Felipe Jordany Lopes Mascarenhas, da Paróquia Bom Jesus de Juscimeira, que está cursando o 2º ano do curso de Filosofia.

– Hélio Cândido Costa, da Paróquia São José Esposo, em Rondonópolis, que está cursando o 2º ano do curso de Filosofia.

– Willian Cristie Delmondes Chaves, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis, que está cursando o 2º ano do curso de Filosofia.

– Andritony Anchieta Adriano, da Paróquia Santa Cruz, em Rondonópolis, que está cursando 3º ano do curso de Filosofia.

– David Oliveira Vilela, da Paróquia Santa Cruz, em Rondonópolis, que está cursando o 3º ano do Curso de Filosofia.

– Erivelton Almeida Postil, da Paróquia Bom Pastor, em Rondonópolis, que está cursando o 4º ano do curso de Teologia.

– Gabryell Matheus Soares da Silva Menezes, da Paróquia São Cristóvão de Campo Verde que está cursando o 3º ano do curso de Filosofia.

– Lucas Leite da Silva, da Paróquia Bom Jesus de Juscimeira, que está cursando o 3º ano do curso de Filosofia.

– Luan Batista Furtado Ferreira, da Paróquia São Domingos Sávio, que está cursando 3º ano do curso de Filosofia.

Conforme as Diretrizes de Formação para os Presbíteros “O seminário maior ou casa de formação é, antes de tudo, uma escola do Evangelho. Tem como modelo e referência ideal a própria convivência de Jesus com o grupo dos Apóstolos e Discípulos, em que os vocacionados realizam uma experiência de vida e intimidade com Cristo e se preparam melhor para a missão. O seminário maior ou casa de formação é, também, uma experiência de vida comunitária, pois insere, gradativamente, o futuro presbítero na comunhão com o bispo, com o presbitério, e o habilita para o relacionamento fraterno, mais qualificados, com as comunidades eclesiais. Por isso, “o seminário não deve ser concebido como um ambiente fechado sobre si mesmo, mas como a instituição que sustenta e orienta o processo pedagógico de discernimento e formação, enraizado na comunidade eclesial mais ampla”. “No seminário ou casa de formação, “os futuros presbíteros compartilham a vida, a exemplo da comunidade apostólica ao redor do Cristo Ressuscitado: oram juntos, celebram a mesma liturgia que culmina na Eucaristia, a partir da Palavra de Deus recebem os ensinamentos que vão iluminando sua mente e modelando seu coração para o exercício da caridade fraterna e da justiça, prestam serviços pastorais periodicamente a diversas comunidades, preparando-se assim para viver uma sólida espiritualidade de comunhão com Cristo Pastor e docilidade à ação do Espírito Santo, convertendo-se em sinal pessoal e atrativo de Cristo no mundo, segundo o caminho de santidade próprio do ministério sacerdotal”.

Pastoral da comunicação (Pascom)