ENCONTRO DOS BISPOS DO REGIONAL OESTE2

P1050793Realizou-se no Centro Nova Evangelização (CENE) em Cuiabá, entre os dias 20 a 23 de fevereiro de 2017 o encontro anual dos Bispos do Regional Oeste2, com a presença de 10 bispos das dioceses do Regional da Arquidiocese de Cuiabá, diocese de Sinop, Diamantino, Cáceres, Juína, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga, Barra do Garças. A Prelazia de São Félix do Araguaia se fez ausente por programação anteriormente assumida

Constou da programação: Encaminhamentos pastorais, abordando temas como: Um olhar sobre a realidade do Estado do Mato Grosso, O Encontro Nacional das Famílias, a se realizar em setembro em Cuiabá, O encontro Regional das CEbs a se realização em São Félix do Araguaia, Projeto Igrejas Irmãs na Amazônia, o Tribunal Eclesiástico Regional, a Formação Permanente dos Presbíteros, os Seminários e a formação dos presbíteros e seus desafios, a manutenção do Regional, do SEDAC, o projeto Igreja na Uganda e outros expedientes.

P1050795

O encontro teve início com uma manhã de convivência, de partilha e de espiritualidade. Partilha dos desafios e conquistas da caminhada pastoral das dioceses, bem como partilha de vida e cultivo da fraternidade e da espiritualidade.

Na segunda parte da manhã do dia 23 aconteceu o encontro dos bispos com o governador Pedro Taques, onde temas como saúde, pequenos agricultores, questões fundiárias, povos indígenas, violência, educação, desenvolvimento, programas com a adolescência e juventude, perspectiva de permanência dos pequenos agricultores na terra, desmatamento, poluição das águas foram alguns dos temas abordados com o governador de Mato Grosso.

O encontro serviu para fortalecer os laços fraternos entre os bispos, conhecer a realidade social e pastoral e encaminhar diversas propostas para a pastoral do Regional Oeste2. Os trabalhos foram coordenados por dom José Neri Tondello, bispo de Juína e presidente do Regional Oeste2.

Pastoral da Comunicação (Pascom)