ALTO ARAGUAIA CELEBRA

A missa da noite de Natal de 2016 foi solenemente celebrada pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Já fazIMG-20161225-WA0051 parte da tradição da quase centenária paróquia que anualmente se esmera para o preparo da celebração natalina. Pe. Ermes Costa Campos, pároco, presidiu a eucaristia com grande afluxo de cristãos.

Conforme livro Tombo “A Paróquia é dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora e foi fundada em 1920, pelo bispo Dom Antônio Malan, em um período em que essa região  pertencia à Prelazia do Registro do Araguaia. De acordo com registros documentais,  o povoado  teve início com o deslocamento de agricultores de Goiás, no final dos anos 1890. Com a descoberta de diamante, o povoado tomou impulso recebendo migrantes belgas, paulistas, mineiros e goianos. Alto Araguaia inicialmente era lugar denominado Santa Rita do Araguaia, de fronte do atual município goiano atualmente conservando a mesma denominação de Santa Rita. Com o desenvolvimento, tornou-se município, ainda com o nome de Santa Rita do Araguaya. Em 1921 e tornou-se sede de Comarca, transferida de Registro do Araguaya. Mas sofreu politicamente, com a transferência da sede municipal, da sede da Comarca para o interior do município – Lageado – e desapareceu como município, encampado por Lageado, a 29 de março de 1938. Mas logo foi reabilitado, a 26 de outubro do mesmo ano, com a denominação agora de Alto Araguaia”.

Atualmente a paróquia conta com sete Comunidades urbanas: MatrizSão José (Jardim Novo Araguaia); São Sebastião (Cohab); São Francisco de Assis (São Francisco); Laura Vicuña (Boiadeiro); Dom Bosco (Gabiroba) e Nossa Senhora Aparecida (Vila Aeroporto) e seis Comunidades rurais: Nossa Senhora do Rosário (Rio do Peixe); Sagrado Coração de Jesus (Água Emendada); São Sebastião (Gato Preto); Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Paraíso); Sagrada Família (Córrego Rico) e Nossa Senhora Aparecida (Colônia do Ariranha)

Pastoral da Comunicação (Pascom)