ALEGRIA NA ALDEIA

IMG-20161223-WA0015

Na manhã do dia 23 de dezembro de 2016, Frei Fábio de Deus Júnior, vigário administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fatima de São Lourenço, Diocese de Rondonópolis-Guiratinga se deslocou para a Aldeia Córrego Grande para celebrar a missa de Natal. A iniciativa foi da direção da Escola Indígena que convidou os pais e a comunidade para estarem juntos. Além da celebração da eucaristia e atendimento Frei Fábio, após a celebração da missa entregou ao Cacique os brindes da diocese, como sacos laranja, banana e pirulitos. Toda aldeia foi agraciada, em especial as crianças, idosos, doentes. A missionária Silvia Pinheiro reside na aldeia e promoveu junto com os professores, o cacique e os idosos as diversas atividades culturais e religiosas. Tudo levando em consideração o respeito à cultura, e ao modo de ser próprio do povo Bororo;

Conforme estudos “a população indígena representa apenas 5% do total mundial, mas sua experiência, seus conhecimentos e a sua abordagem única em relação ao cuidado com a nossa casa comum são um ensinamento e um ponto de referência essencial para a humanidade. E é por essa razão que a luta para preservar o seu patrimônio, a língua, as tradições religiosas e os meios de subsistência não é apenas uma sua preocupação, mas do mundo inteiro”.

IMG-20161223-WA0017

No México Papa Francisco pediu perdão aos povos indígenas, em nome da Igreja, “pelos crimes cometidos contra os povos nativos durante a chamada conquista da América. Muitas vezes, de modo sistemático e estrutural, os povos indígenas foram incompreendidos e excluídos da sociedade. Alguns consideraram inferiores os seus valores, sua cultura e suas tradições. Outros, aturdidos pelo poder, pelo dinheiro e pelas leis de mercado, os despojaram de suas terras ou realizaram ações que as contaminaram. Que tristeza! Que bem faria a todos nós se fizéssemos um exame de consciência e aprendêssemos a dizer: perdão! O mundo de hoje, despojado pela cultura do descarte, precisa disso”, afirmou o Papa.

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga mantem projeto permanente de ações com os povos indígenas em parceria com a congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.

Pastoral da comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

.