ASSEMBLEIA EM GUIRATINGA

Guiratinga 023

Durante o dia de 18 de dezembro de 2016 a paróquia São João Batista realizou a sua assembleia pastoral com a presença dos representantes das comunidades sob a coordenação de Pe. Marcos assumiu a paroquia como vigário administrador. Após os ritos de acolhida e oração dom Juventino Kestering leu o decreto de nomeação de Pe. Marcos Antônio Gonçalves como pároco administrador da paroquia e também na ocasião o jovem Marcelo Vinicius de Oliveira foi nomeado agente de pastoral na Paróquia com residência na casa paroquial uma vez que o mesmo concluiu seus estudos de teologia e vai fazer o seu ano pastoral. O vigário administrador tem as competências de condução da paróquia, porem as grandes decisões na linha patrimonial e, administrativas ficam à cargo da diocese ou do Vigário Geral.

Guiratinga 031Professora Laci Alves fez a explanação do iluminar a realidade com a Palavra de Deus, os documentos da Igreja e do Plano diocesano de Pastoral. Os participantes estavam ávidos em escutar e partilhar suas necessidades e ao mesmo tempo dispostos a assumirem com alegria o projeto evangelizador da diocese.

A paróquia São João Batista foi fundada em 1933. Pertencia à Prelazia de Santa Rita do Registro de Araguaia, depois passou a ser prelazia, em seguida diocese. Grande é era a evolução doa cidade em decorrência do garimpo de diamantes. Com a decadência do garimpo a cidade parou de crescer. Pela sua configuração geográfica e proximidade de Rondonópolis a mesma foi anexada à diocese de Rondonópolis Guiratinga.

Atualmente a Paróquia conta com nove comunidades urbanas: Catedral São João Batista; Imaculada Conceição; Santo Antônio e Santa Luzia; Santa Maria Bertilla; Bom Jesus; Dom Bosco; Nossa Senhora. Aparecida; Divino Espírito Santo; São Sebastião e quatro comunidades rurais: Vale Rico (São Pio X); Alcantilado (Nossa Sra. Auxiliadora); Assentamento Santo Antônio (Sto. Antônio); Barreirinho (Nossa Senhora das Graças).

Conta com a colaboração de três congregações religiosas: as Filhas de Maria Auxiliadora – Instituto Santa Terezinha e as Irmãs da Divina Vontade e Consagradas Seculares, Instituto Maria Mãe do divino Amor.

Pastoral da Comunicação (Pascom)

[gal]