FECHAR A PORTA SANTA

P1050505Na tarde/noite do dia 20 de novembro de 2016, festa de Cristo Rei do Universo, a Forania Rondonópolis, realizou a caminhada penitencial, o encontro dos peregrinos e a passagem pela Porta Santa na Catedral Santa Cruz. Momento emocionante foi a chegada dos romeiros, cantando, rezando e agradecendo a Deus pelas graças deste ano Santo. Os peregrinos vieram a pé das nove paroquia da cidade acompanhados pelos párocos. Na Catedral o bispo Dom Juventino estava a receber cada paroquia convidando os peregrinos para adentrarem no templo e passar pela Porta. Uma verdadeira multidão lotou o tempo e milhares de pessoas nas cadeiras previamente preparadas ao redor do templo.

Durante a homilia dom Juventino em primeiro lugar alertou de que ”estamos encerrando o ano de misericórdia e não a misericórdia”. Afirmou também que a “face da misericórdia foi uma grande descoberta da experiência de Deus”. Ainda durante a homilia salientou o pedido do papa de deixar um marco. A forania assumiu a doação de uma cesta de alimento durante um ano para o Albergue Noturno como gesto de amor e caridade para com os pobres e peregrinos.

P1050506O Papa Francisco assim nos fala: “Peçamos, também nós, o dom desta memória aberta e viva. Peçamos a graça de não fechar jamais as portas da reconciliação e do perdão, mas saber ultrapassar o mal e as divergências, abrindo todas as vias possíveis de esperança. Assim como Deus acredita em nós próprios, infinitamente para além dos nossos méritos, assim também nós somos chamados a infundir esperança e a dar uma oportunidade aos outros. Com efeito, embora se feche a Porta Santa, continua sempre escancarada para nós a verdadeira porta da misericórdia que é o Coração de Cristo. Do lado trespassado do Ressuscitado jorram até ao fim dos tempos a misericórdia, a consolação e a esperança”

Pastoral da Comunicação (Pascom)