Assembleia Diocesana De Catequese

P1050426

Jesus andava por cidade e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus” (Lc 8,1) com esta frase motivadora a diocese de Rondonópolis-Guiratinga convocou as coordenações paroquiais de catequese para a assembleia anual que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2016 em Fatima de São Lourenço. Compareceram sessenta e sete coordenadores das 21 paróquias da diocese com ausência de duas.

O evento teve início com a dinâmica da apresentação e oração inicial, após cada paróquia teve oportunidade de em breves palavras relatar a caminhada da paróquia no que se referee à formação de catequistas,retiro, encontro de formação com os pais dos catequizando, ritos que foram celebrados e quais os projetos que foram desenvolvidos na paróquia com a catequese. Percebeu-se um avanço no interesse dos párocos pela catequese, a celebração dos ritos, envolvimento da família, avanços sobre a compreensão e a prática da iniciação à vida crista, maior investimento sobre a formação e criatividade na catequese.

P1050396Após este momento os participantes se reuniram por foranias para fazer o planejamento anual da forania especialmente no que se refere à formação e presença da coordenação nas respectivas paróquias. Após este momento, foi realizada a eleição da coordenação para o biênio 2017 e 2018. Os membros da atual comissão foram reeleitos para mais um biênico conforme o estatuto das coordenações da diocese. Ainda na tarde do primeiro dia dom Juventino encaminhou a aprovação das novas diretrizes pastorais no que se refere à catequese, sacramentos da eucaristia, crisma e outras orientações que incidem na catequese. À noite todos participaram de momento festivos, alimentos, partilha e convivência. No final da noite iniciou-se um tempo de retiro para as coordenações. Dom Juventino introduziu um momento orante culminado com pequeno momento de adoração ao Santíssimo.

A manhã de domingo iniciou com a celebração da eucaristia. Após o café matinal os catequistas retornaram para a experiência do retiro com uma introdução dada por dom Juventino sobro o que significa a palavra retiro” e que existem hoje três modalidades de retiros. Retiro barulho, com muita música, bandas, coreografias, voz alta; retiro mesclado que interagem cantos, música, movimentos, mas também recolhimento e retiro como experiência de Deus onde prevalece o silencio, a escuta de Deus, a oração, a concentração. E os catequistas optaram por esta modalidade. Em seguida o grupo foi orientado para fazer a experiênciadas quatro tendas: a tenda da infância, da adolescência da idade adulta e da interação entre fé e vida. Foram duas horas com intensa oração, silencio, confronto com a vida, oração, leitura bíblica. No final da manhã houve o momento da partilha, da troca de experiência, do aprendizado do significado para a vida. Todos expressavam alegria e entusiasmo. Como encerramento, retomando o simbolismo das três peneiras, a coordenação tomou as peneiras que na parte da manhã recolheram passos da vida dos catequistas agora a s cestas então cheios para repartir. Assim todos os participantes foram assinalados pelo, receberam símbolo do retiro e o acolhimento por parte da coordenação de Catequese. O Senhor tem uma Palavra viva, atual e transformadora para cada evangelizador. Jesus Cristo é o centro da ação catequética. Ele nos fala por seu Espírito em cada celebração da iniciação à vida Cristã e nos envia como testemunhas dele”.

Pastoral da Comunicação (Pascom)

[gal]