DIA DAS CRIANÇAS NA ALDEIA

Terra Indígena Tereza Cristina – Aldeia Córrego Grande- PIN Gomes Carneiro

Feliz dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida na Aldeia Córrego Grande, no dia 12 de outubro de 2016. O dia doze de DSC_0077outubro de dois mil de dezesseis, amanheceu com chuva, mas a aldeia não perdeu a esperança de que em meio à chuva pudessem realizar a tão esperada festa em homenagem ao dia das crianças. Há dois anos que não se realizava a festa das crianças Indígenas Boe, visto que neste período a Aldeia estava com os ritos fúnebres e nesta realidade não é permitido pela cultura Boe qualquer tipo de festa, de música, de alegria. A morte de um é luto para toda aldeia.

Com a Graça de Deus os adultos gestores da escola e a comunidade se uniu para celebrar este dia tão importante para a vida da comunidade que são “seus pequenos hoje e os grandes do amanhã”, suas lideranças na aldeia, os que conduzirão o futuro do Povo Boe, ou seja a continuidade da vida Boe. A festa foi linda com as crianças, apesar de da faltas de energia por mais de quarenta horas. A comunidade cedeu um gerador de energia e um pouco de gasolina para funcionar o microfone e o som. As lideranças mais idosas prepararam um gostoso churrasco com carne doada por um sitiante do Pantanal e as merendeiras prepararam os complementos.

A missionária Silvia que reside na aldeia organizou e promoveu juntamente com outras lideranças a animação do evento que teve o inicio às nove horas e terminou às dezoito horas. Mesmo com falta de energia e falta de água, tudo se realizou em paz. Constou da programação: Acolhida da comunidade, momento celebrativo, dança cultural, partilha de sucos e pipocas, entrega de brinquedos para as turmas da Educação Infantil, ensino fundamental de 1º ciclo 1ª fase ate o 2º ciclo 3ª fase. O professor Evaristo fez uma homenagem à todas as crianças Indígenas. Apos o almoço as crianças descansaram e no período da tarde realizaram-se as P1040853 (Medium)brincadeiras com a participação das crianças e animação da comunidade Indígena. As crianças ficaram alegres, sorridentes e felizes, bem como o contentamento das famílias que fizeram as doações para complementar o almoço e jantar.

Foi gratificante estar junto com eles e sentir a alegria, na paz e no amor aos Indígenas. Muito obrigada a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, na pessoa de Dom Juventino Kestering, Bispo responsável por esta diocese. Em nome da comunidade Boe o agradecimento em favor das contribuições para as aldeias. Fazer crianças sorrirem é ver anjos em nossa volta, em cada sorriso dos pequenos ver Jesus presente em nosso meio. A todos que contribuíram com este evento, saúde, paz, vida e que o amor aumente mais e mais. Como nosso sentimento pela morte de Pe. João Paulo, rezamos com a comunidade, fizemos um silencio porque perdemos alguém importante na Igreja. Agradecemos a querida Mãe Nossa Senhora Aparecida. Que ela continue a interceder pela igreja e famílias para que possam viver na paz, na justiça e na segurança.

Silvia Pinheiro
Missionária na aldeia Córrego Grande