HOMENAGEM A NOSSA SENHORA APARECIDA

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Alto Araguaia, no dia 12 de outubro de 2016 prestou sua homenagem à Mãe IMG-20161013-WA0006Padroeira do Brasil. A procissão teve início às 18:00 horas saindo da comunidade Nossa Senhora Aparecida em caminhada até a Matriz, com cânticos, orações, reflexões bíblicas, O Pároco Pe. Ermes e o seminarista Jhony animavam a caminhada. Os romeiros caminharam fortalecendo a fé e o espirito comunitário.

A Paróquia, desde a sua origem a quase cem anos teve sempre Nossa Senhora como padroeira o que despertou uma verdadeira devoção, com espiritualidade mariana.

O Documento de Aparecida assim se expressa sobre Nossa Senhora: “Com a luz de Jesus ressuscitado e com a força do Espírito Santo, nós os bispos da América nos reunimos em Aparecida, Brasil, para celebrar a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, Maria, Mãe de Jesus Cristo e de seus discípulos, tem estado muito perto de nós, tem-nos acolhido, tem cuidado de nós e de nossos trabalhos, amparando-nos, como a João Diego e a nossos povos, na dobra de seu manto, sob sua maternal proteção. Temos pedido a ela, como mãe, perfeita discípula e pedagoga da evangelização, que nos ensine a ser filhos/as em seu Filho e a “fazer o que Ele nos disser” (cf. Jo 2,5).

Maria é a imagem da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo. Ela nos recorda que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos. Em nossa cultura latino-americana e caribenha conhecemos o papel que a religiosidade popular desempenha, especialmente a devoção mariana, contribuindo para nos tornar mais conscientes de nossa comum condição de filhos de Deus e de nossa comum dignidade perante seus olhos. O Valor incomparável do ânimo mariano de nossa religiosidade popular reside em fundir as histórias latino-americanas diversas na mesma história compartilhada, que conduz a Cristo, Senhor da vida, em quem se realiza a plenitude da vocação humana. A piedade popular penetra a existência pessoal de cada fiel. Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um rosário, um olhar a uma imagem querida de Maria”.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis Guiratinga