DIA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA APARECIDA

12 de outubro 2016

Neste mês de outubro dedicado a Maria, mês missionário, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizaram-se diversos momentos em que o povo pode demonstrar sua fé e devoção a Nossa Mãe Aparecida. Com início em 07 de agosto de 2016 com a presença da imagem Peregrina pelas comunidades da paróquia e também as capelinhas visitando as famílias com grupos de reflexões utilizando o subsídio diocesano meditando e rezando “Misericordiosos Como o Pai”. Essa programação se estendeu até  11  de outubro  2016.

P1050376A novena da paróquia Nossa Senhora Aparecida teve inicio em 03 de outubro até o dia 11 de outubro. Em todos os dias foi celebrada a Santa Missa e cada dia com um tema, sendo na sequencia: Maria, Mãe da Misericórdia; Maria, Mãe dos Pobres e Excluídos; Maria, Mãe dos Pequeninos; Maria, Mãe da Vida Consagrada Religiosa; Maria, Mãe da Esperança e da vida dos Idosos; Maria, Mãe da Juventude; Maria, Mãe das Famílias; Maria, Senhora e Auxilio da Igreja.

No dia doze de outubro, dia da Padroeira do Brasil e Padroeira de Nossa Paróquia, foi de intensa programação com o terço dos homens às sete horas, com participação maciça dos homens de várias comunidades lugares da cidade. Às oito horas, missa dedicada às crianças, com a Igreja lotada com os pais, avós e amigos destas crianças. Padre Lauri fez um momento de consagração a Nossa Senhora junto as crianças.

Para encerrar, no final da tarde às 17h aconteceu a procissão saindo da Paróquia Santa Cruz. Dom Juventino fez a celebração inicial fazendo um memorial desde o ano de 1717 com a aparição da Virgem Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Afirmou que Nossa Senhora é mãe e mãe de todas as culturas e raças, mãe de cor negra, cor da maioria do povo brasileiro e ao mesmo tempo solicitou que as mulheres negras que ali estavam presentes carregassem o andor na saída da procissão.

A procissão seguiu pelas ruas da cidade com uma grande multidão acompanhando o andor da replica da imagem de Nossa MãeP1050372 Aparecida, imagem peregrina que veio de Aparecida do Norte-SP, que está na Diocese Rondonópolis-Guiratinga desde outubro do ano de 2015, visitando as paróquias e encerrando essa peregrinação com a procissão neste dia da padroeira.

Com a chegada da procissão na Paróquia Nossa Senhora Aparecida Dom Juventino Kestering presidiu a Santa Missa juntamente com Padre Tiago, Frei Nelson e Padre Lauri, pároco, encerrando com a coroação da Virgem Maria pelas crianças e nosso bispo deu a benção final para todos os fieis especialmente para as crianças presentes. Como diz o hino do Padre Zezinho “Mãe do Céu Morena, senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças, Virgem tão serena, senhora destes povos tão sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças”.

Cleuza Maria Martins Manera
Pascom – Paróquia Nossa Senhora Aparecida