MINISTROS EM FORMAÇÃO

DSC06603Aconteceu entre 28 a 30 de setembro de 2016, no CEPA (Centro de Formação de Pastorais), Avenida Frei Servácio, 393 Rondonópolis-MT, o segundo módulo do  curso  Formação de Ministros da Palavra tendo como assessores Dom Juventino Kestering,  bispo da Diocese Rondonópolis-Guiratinga, Padre Gunther Lenbradl, Vigário Diocesano,  Prof. Dr. Adilson José Francisco, José Ernesto Maria e José Patriarca de Souza Silva para  um total de quarenta participantes.

Os temas trabalhados foram: – Os ministérios na Igreja; A homilia conforme o Papa Francisco em Alegria do Evangelho; Estudo e retomada – Doc. 52 da CNBB e Lectio Divina-aplicação prática em forma de oficinas

Padre Gunther Lendbadl, vigário geral e diretor espiritual dos ministros participou ativamente, dando apoio a toda equipe. Os assessores do curso estiveram presentes todos os dias dando apoio aos novos ministros da Palavra.

DSC06626Esta etapa teve como objetivo: – Celebrar, proclamar a Palavra de Deus; Animar a vida litúrgica em comunidade, pois “todo cristão, homem e mulher, por força do seu batismo e confirmação, podem assumir legitimamente este serviço, serviço de altar e da Palavra de Deus” (Guia Litúrgico-Pastoral CNBB- pág. 98)

“Quando a Igreja faz apelo ao compromisso evangelizador, não faz mais do que indicar aos cristãos o verdadeiro dinamismo da realização pessoal: Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. “Isto é, definitivamente, a missão” (Alegria do Evangelho, Papa Francisco.

Cleuza Maria Martins Manera
Coordenadora Diocesana de Ministros