ORDEM SECULAR FRANCISCANA

Entre os dias 24 e 25 de setembro de 2016, na Casa Provincial das Irmãs Catequistas Franciscanas reuniram-se os membros coordenadores da Fraternidade Secular São Francisco de Assis (OFS) dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Muito cedo São Francisco sentiu a necessidade de incluir, dentro de seu movimento de reforma e renovação, pessoas de todas as categorias da vida com o compromisso de seguir a Cristo em simplicidade, amor e júbilo.

20160925_115546A OFS compõe-se de leigos/as católicos casados, solteiros, viúvos e padres diocesanos, que testemunham em sua vida o carisma franciscano, ao pregarem a Paz e o Bem. Há um período de formação inicial, após o qual o irmão/ã faz sua profissão solene, uma promessa de vida evangélica conforme os ensinamentos de São Francisco. Os requisitos para ingresso na OFS indicam: viver em conformidade com a fé católica e os mandamentos da Santa Igreja; ser maior de 18 anos.

A Ordem Franciscana Secular é organização da Igreja Católica destinada a reunir fiéis leigos. Os membros da OFS procuram observar os Evangelhos seguindo os passos de São Francisco de Assis em suas casas, trabalho e vida quotidiana. Foi fundada por São Francisco, por volta de 1221 para congregar os leigos que desejavam seguir São Francisco de Assis participando do movimento franciscano. Tem como padroeiros Santa Isabel da Hungria e São Luis IX, Rei de França. O primeiro casal a seguir a vocação franciscana secular foi Luquésio e sua esposa Buonadona.

O projeto de vida do franciscano secular propõe: “observar o Evangelho de Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens”. A Ordem Terceira tem a missão de reavivar nas consciências a honestidade dos costumes e os sentimentos cristãos de paz e caridade, destinada a homens e mulheres que sem se afastarem da própria família e sem renunciar as suas propriedades, pudessem levar a todos os sentimentos cristãos.

Interessados em participar da Terceira Ordem Secular podem entrar em contato com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis ou nas paróquias onde se fazem presente os frades franciscanos onde receberão todas as informações.

Pastoral da Comunicação (Pascom)