COMUNICAÇÃO DE QUALIFICA

Realizou-se nos dias 24 e 25 de setembro de 2016, no Centro Nova Evangelização (CENE) em Cuiabá o encontro regional do Oeste2 da pastoral da comunicação com o tema: Comunicação e Misericórdia. Contou com a participação de sete dioceses elas: Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga, Cáceres, Diamantino, Barra do Graças, Juína, Cuiabá num total de 36 participantes.

IMG-20160925-WA0017

A assessoria foi de Pe. Jair Fante secretário pastoral do Regional Oeste2. Constou da pauta um breve levantamento da realidade da comunicação no regional seguido de um estudo enfocando as Diretrizes Pastorais do Regional Oeste2, tópicos do Diretório Nacional da Comunicação (CNBB). No final do encontro também foi escolhida a nova coordenação regional da comunicação, para um período de dois anos.

Conforme o papa Francisco “A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital. Assim, palavras e ações hão de ser tais que nos ajudem a sair dos círculos viciosos de condenações e vinganças que mantêm prisioneiros os indivíduos e as nações, expressando-se através de mensagens de ódio. Ao contrário, a palavra do cristão visa fazer crescer a comunhão e, mesmo quando deve com firmeza condenar o mal, procura não romper jamais o relacionamento e a comunicação”

Pastoral da Comunicação (Pascom)