PADRES EM FORMAÇÃO PERMANENTE

Nos dias 20 a 22 de setembro de 2016, aconteceu nas dependências da Faculdade Católica de Mato Grosso (Sedac), em Várzea Grande, MT o encontro regional de formação permanente para o clero mato-grossense. Neste evento tradicional foi refletido, partilhado e aprofundado o documento: Exortação Apostólica pós-sinodal Amores Laetitia do Papa Francisco; e, teve como assessor o Pe. José Adriano Stevaneli da Diocese de Dourados, MS.

IMG-20160921-WA0022

No primeiro momento da formação, o Pe. José apresentou uma visão geral da Exortação Apostólica, bem como: O tema família não é tratado como objeto, mas como sujeito de evangelização; visão pastoral do matrimonio; leitura no âmbito da sociologia da família; “eu creio no amor”: alguns horizontes teológicos da família; o olhar pastoral de Jesus, que tipo de pastor? Que tipo de ovelhas?

No segundo momento, foram anunciadas as premissas hermenêuticas: uma exortação pode ser lida a partir de vários ângulos; o trecho de um texto se lê e se compreende a partir de conjunto da obra; este texto é uma meditação sobre a beleza do amor e, portanto, sobre o íntimo mistério de Deus e do homem; a linguagem é simples e não simplista; abordagem resolutamente existencial; apresenta um profundo realismo. Logo a seguir, foi exposta a premissa geral da Exortação: de um lado, temos que nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez por todas; por outro lado, em nenhum modo a Igreja deve renunciar a propor o ideal pleno do matrimonio.

IMG-20160921-WA0029No terceiro momento, tivemos a reflexão sobre a visão integral da pessoa humana e um breve histórico que antecedeu Amoris Laetitia. No quarto momento, foi feito um breve comentário sobre os nove capítulos que compõem a Exortação sendo que o oitavo capítulo foi lido e refletido nos grupos com a temática: Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade.

Por fim, este encontro trouxe a alegria de um clero que busca e anseia sempre mais se atualizar! Louvado seja Deus pelos diversos padres das dioceses e prelazia que compõem o Regional Oeste2, e que se fizeram presentes deste encontro de formação. Nossa Diocese de Rondonópolis-Guiratinga foi representada por dez padres e três seminaristas.

Pe. Thiago Silveira
Vigário Paroquial da Paróquia são José Operário