Setembro amarelo na Aldeia Bororo

2016-09-09 12.09.04 (1)

Durante o dia 09 de setembro a Aldeia Bororo Córrego Grande promoveu um dia de reflexão sobre a vida e seus desafios. Através de Rodas de Conversas a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga com apoio da comunidade promoveu a discussão do tema  da campanha internacional do “Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio”.

Com a participação dos alunos, gestores e professores da Escola Estadual Indígena Koroguedo Paru o tema foi abordado de forma dinâmica e muito participativa com o objetivo de informar e prevenir o suicídio na etnia Bororo. Entre os itens abordados estavam causas, fatores de riscos, fatores de proteção, transtornos mentais, uso e abuso do álcool, e ainda, como  identificar e cuidar das pessoas que estão em risco.

Sabe-se que a cada 40 segundos uma pessoa no mundo comete suicídio (OMS) é muito importante que trabalho de prevenção seja realizado, pois 90% dos casos de suicídios podem ser evitados (OMS), mas para isso é necessário conhecimento sobre como identificar e ajudar a pessoa que está em profundo sofrimento psíquico e que considera a morte sua única saída.

O Povo Bororo ama e preserva a vida. A saúde mental equilibrada é fundamental para que se viva plenamente e por isso, a aldeia conta desde 2014 com a presença da Psicologia que desenvolve  ações de valorização a vida para prevenir e promover a saúde mental indígena, através das abordagens sistêmica e centrada na pessoa.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)