PALAVRA DE DEUS

“A Palavra de Deus já chegou, nova luz clareou para o povo! Quando a Bíblia Sagrada surgiu, todo povo já viu mundo novo!” (Zé Vicente). Chegou o mês da Bíblia – setembro! É a Palavra de Deus que vem vindo desde os tempos remotos com o Povo de Deus, desde Abraão, perpassando pelos profetas que anunciaram a vinda do Messias!

A-Palavra-de-Deus-é-luz-para-nossos-passos

“A Palavra se fez carne, e habitou entre nós…” (Jo1,14). Veio de mansinho, pequenino, valorizando a pobreza no seio de uma família. Essa Palavra também estudou as Escrituras, fez história com sua gente, participando das tradições, festas e proclamava o  Reino de Deus.

A Palavra também quis ser batizado, proclamou com a Palavra com toda reverência: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para evangelizar os pobres… Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos, essa passagem da Escritura” (Lc 4,18ss). A Palavra fez de nós, participantes de uma única família: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino, o pão nosso cotidiano dá-nos a cada dia, perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos nossos devedores; e não nos deixes cair na tentação” (Lc 11,2-4). A Palavra nos ensinou a partilha – “Tomou, então Jesus os pães e, depois de dar graças, distribuiu-os aos presentes, assim como os peixinhos, tanto quanto queriam. Quando se saciaram, disse Jesus a seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca…” (Jo 6,1)

A Palavra nos mostrou o caminho: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo14,6). Disse que nos ama, e nos ensinou a amar. “Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros, nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos” (Jo13,34). “Palavra de Salvação, somente o céu tem pra dar, por isso meu coração, se abre para escutar.”

Irmã Ida dos Santos
Catequista Franciscana