Nota da CNBB sobre as eleições 2016

Rua Tereza Lobo, 399 – Bairro Senhor dos Passos
Tel. (65) 3028-5920 – Fax. (65) 3028-2503 E-mail: cnbboeste2@terra.com.br
CNPJ 33 685 686/0018-07 – CEP 78.048-700 CUIABÁ – MT

“A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA” (IS 32,17)

Os bispos e as coordenações das dioceses do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunidos em assembleia, na cidade de Cuiabá – MT, dirigem sua mensagem aos cristãos católicos, por ocasião das eleições municipais deste ano de 2016. Estas eleições têm a proximidade dos candidatos com os eleitores. Isso desperta mais interesse e facilita as relações, mas pode levar ao crime da compra e venda de votos, à divisão de famílias e da comunidade. O cristão respeita as diferenças e não faz delas motivo para inimizades ou violência. Para escolher e votar bem é preciso conheceros programas dos partidos, os candidatos e sua proposta de trabalho, sabendo distinguir as funções para as quais se candidatam. Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos e com os poderes econômicos. Dos vereadores, requer-se uma ação correta de fiscalização e legislação que não passe por uma simples presença na bancada de sustentação ou de oposição ao executivo. Urge conhecer o passado do candidato, sua conduta moral e ética e, se exerce cargo político, conhecer sua atuação na apresentação e votação de matérias e leis a favor do bem comum. Para isso é bom promover debates com os concorrentes e propor que assinem cartas-compromisso em relação a causas relevantes para a comunidade. Cabe aos eleitores observar as fontes de arrecadação dos candidatos, atentos à simplicidade ou à ostentação da campanha. A lei que proíbe o financiamento por empresas, aplicada pela primeira vez nessas eleições, permite devolver ao povo o protagonismo eleitoral, submetido antes ao poder econômico. A Igreja Católica não assume nenhuma candidatura, mas incentiva os cristãos, leigos e leigas, que têm vocação para a militância político-partidária, a se lançarem candidatos. Critérios para escolha de candidatos devem ser o seu compromisso com a vida, a justiça, a ética, a transparência, a luta contra a corrupção e seu testemunho na comunidade de fé. A renovação de candidaturas ajuda a por fim no carreirismo político. Após as eleições, convém aos cristãos, leigos e leigas, acompanhar os mandatos dos eleitos e assumir, com competência e capacitação, serviços nos Conselhos de participação popular, acompanhar as reuniões das Câmaras Municipais onde se votam projetos e leis para o município, a lei das diretrizes orçamentárias, atentos à elaboração e implementação de políticas públicas que atendam às populações mais vulneráveis como crianças, jovens, idosos, migrantes, indígenas, quilombolas e os pobres. Que nossas comunidades se organizem para tornar as eleições municipais ocasião de fortalecimento da democracia que deve ser cada vez mais participativa para a construção do bem comum.Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira dos brasileiros, nos acompanhe e auxilie no exercício de nossa cidadania a favor do Brasil e de nossos municípios, onde começa a democracia.

Cuiabá, 28 de agosto de 2016.