FRADES MENORES VISITAM DIOCESE

20160831_093105Frei Gabriel de Moura, provincial da Congregação dos Frades Menores Missionários, juntamente com outros freis estive na manhã do dia 31 de agosto de 2016 em visita ao bispo dom Juventino na sede da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. A visita teve caráter de gratuidade, de aproximação e de estreitamente dos laços dos religiosos com o bispo. Os Frades Menores Missionários atuam nesta diocese na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Itiquira e Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima de São Lourenço.

A Congregação marca presença em três Estados (Paraná, Mato Grosso e Pará) e atuam em seis dioceses (Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Toledo, Rondonópolis e Conceição do Araguaia). A Congregação dos Frades Menores Missionários teve seu início a 15 de agosto de 1973, em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção Maria, em cerimônia presidida por D. Geraldo Micheleto Pellanda, de saudosa memória, então bispo de Ponta Grossa. A ereção em Pia União se deu com o nome originário de Pia Associação dos Padres de S. Francisco de Assis. Com a aprovação das Constituições por decreto diocesano de D. Geraldo de 15/08/80, passou a chamar-se de Instituto dos Frades Menores Missionários. Em 22 de Março de 1982 a antiga Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares do Vaticano autorizou a Ereção Canônica. A Ereção Canônica em Congregação de Direito Diocesano deu-se a 30 de maio de 1982, em Ponta Grossa, através de um decreto emanado por D. Geraldo. A 15 de agosto de 1994, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, então bispo de Ponta Grossa, aprovou por decreto a revisão das Constituições.

Pastoral da Comunicação (Pacom)