DIOCESE CELEBRA CONGRESSO

IMG-20160829-WA0041

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou no dia 28 de outubro de 2016 na Paróquia são Francisco de Assis em jacitara, MT, o 26º CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE com o tema: “CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, LUGAR DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA CATEQUESE” e com o lema: “Se vocês guardarem a minha Palavra, vocês de fato serão meus discípulos” (Jo 8,31).

O congresso realiza-se na diocese a cada dois anos e desde a realização do último começaram os preparativos. A coordenação diocesana de Catequese assumiu a condução do congresso que contou com a equipe da Paróquia são Francisco de Assis que assumiu a infraestrutura, a preparação do ambiente e a organização da alimentação. Na medida em que os ônibus vinham chegando a comunidade local oferecia o café da manhã e introduzia no espaço do congresso onde eram acolhidos com cânticos, coreografias. Às 9 horas após várias músicas e coreografias a coordenação apresentou as forania: Leste: com as paróquias São José do Povo. São João Batista – de Guiratinga e Santa Terezinha de Tesouro e São Pedro Apóstolo de Pedra Preta. Forania Sudeste: Com as paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari, Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Araguaia, São Sebastião de Alto Garças e Nossa Senhora do Carmo de Itiquira. Forania Rondonópolis: Paróquias São Domingos Sávio, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, Bom Pastor, São José Operário, Santa Cruz, São José Esposo, Santa Terezinha e São João Batista e Forania Norte: com as paróquias Nossa Senhora de Fátima, de Fátima de São Lourenço, Bom Jesus de Juscimeira, São Sebastião de Dom Aquino e São Francisco de Assis, de Jaciara.

P1050253A coordenação do congresso ficou com Maria aparecida Silva da Coordenação diocesana de Pastoral com a coordenação diocesana de catequese: Marleide, Carmem, Shirley, Izaura, Estela, Nairlene e Evanilce. Foram também apresentados o Pároco Pe. José Cobo, o Vigário Pe. Renato Campos e demais padres. Também foi apresentada a coordenadora regional de catequese. Ir. Ivone Hofer coordenadora de catequese do Regional Oeste 2ª além do dom Juventino Kestering que assumiu a assessoria do congresso. Nas palavras de abertura externou a alegria de ver tantos catequistas que se adentram na missão da iniciação à vida cristã, que se esforçam para evangelizar e assim realizar a missão que a Igreja lhes confia.

A oração de abertura foi envolvente, criativa, orante com as crianças da Paróquia São Francisco de Assis seguido das paróquias Nossa Senhora Aparecida, São Domingos Sávio e Sagrado Coração de Jesus que fizeram a oração inicial e a abertura do Vigésimo Congresso de Catequese da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Seguiu-se a coreografia orante com a música “O Profeta” pelas Paróquias Sagrado, Nossa Senhora Aparecida e São Domingo Sávio entram com as bandeiras ou os banners de todas as paróquias. Momento emocionante, criativo e significativo foi a entronização do das Bíblia e a proclamação de da Palavra de Jr 1,4-10, ladeado com tochas e um cartaz com o tema e o lema do congresso.

Após foi feira uma apresentação com as peneiras em homenagem aos catequistas dos assentamentos, das regiões rurais com oP1050244 canto de Pe. Zezinho “Por Escutar uma voz que me disse”. Com a motivação “É com muita alegria que estamos aqui neste Vigésimo Sexto Congresso. Que tem como tema: Casa da iniciação à vida Crista – “Lugar da animação Bíblica da Catequese” que foi apresentado pelas paróquias Paróquia São José Operário, Bom Pastor e São José Esposo. Com o um documentário e paródia do tema: Casa da iniciação à vida Cristã, comunidade e família que acolhe com clui8ndo a apresentação com o canto “Eu tinha tanta fome de ir embora”.

Na 2ª apresentação ficou à cargo da a forania Norte- Paróquias Nossa Senhora de Fátima, de Fátima de São Lourenço, Bom Jesus de Juscimeira, São Sebastião de Dom Aquino e São Francisco de Assis, de Jaciara – com o tema: Iniciação à Vida Cristã “o batismo”- E contemplando o Reino da Misericórdia concluindo com o canto “No Peito eu levo uma cruz”..

A 3ª apresentação foi com paróquias da Forania Rondonópolis com as Paróquias Santa Cruz, Santa Terezinha e São João Batista- com o tema: Casa da iniciação à vida cristã, lugar da animação bíblica da catequese. A 4ª apresentação foi da paróquias da Forania Leste- com vocês as Paróquias – São José do Povo. São João Batista – de Guiratinga, Santa Terezinha de Tesouro e São Pedro Apóstolo de Pedra Preta. Com o tema: Bíblia Casa da iniciação a vida Cristã. Apresentando um slide e encerrando com uma encenação concluindo com o canto: Eu era pequeno nem me lembro

P1050256A 5ª apresentação coube às paróquias da Forania Sudeste – São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari, Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Araguaia, São Sebastião de Alto Garças e Nossa Senhora do Carmo de Itiquira com o tema: Bíblia Casa da Iniciação Cristã: A Misericórdia de Deus. Com um vídeo mostrando todos os trabalhos feitos na catequese sobre o projeto.

Após cada apresentação dom Juventino de forma criativa fez as apreciações com base nas encenações à luz da iniciação à vida cristã. Antes do almoço seguiu a “Fila dos catequistas” onde cada catequista tinha 2 minutos pra falar uma experiência com ritos, celebrações e famílias que deu certo ou outra experiência dentro da iniciação à vida Cristã com adultos.

Após o “almoção” segui um tempo de descontração, mochica, visita aos stander de cada paróquia, troca de brindes e muita criatividade. Dado às distancias às 14:30horas teve inicia concebração presidida por dom Juventino que animou os catequistas para a importante missão da Igreja que é a catequese e de modo especial a iniciação à vida cristã como caminho para a base da fé, das descoberta de Jesus e da inserção na comunidade e sociedade como cristão. No final da celebração os jovens fizeram P1050247uma linha homenagem à nossa Senhora. Ressalto destacar que mais de um terço dos 780 participantes eram catequistas jovens que receberam elogios, incentivo e tiveram a oportunidade para dar testemunho do que significa ser catequista jovem.

O congresso foi um tempo de graça, de comunhão, de conivência, de partilha, de encontro, de aprendizagem, de reanimar a missão. Era visível a alegria que botava do coração de todos os participantes.

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga