“MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO”

Estamos no 3º domingo do mês de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, dedicado à Vida Consagrada e dia em que a diocese de Rondonópolis-Guiratinga realiza a 12ª Caminhada da Família.

Neste domingo a Igreja celebra o mistério ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé e verdade dom e a imagem peregrinadoutrinal. Assim o Papa Pio XII, definiu aos 15 de agosto de 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. A devoção a Nossa Senhora está presente na vida das pessoas e ajuda a cultivar a fé e o encontro com Jesus Cristo. No evangelho (Lc 1,39-56) Maria canta as maravilhas de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espirito se alegra em Deus meu salvador”.

Celebra-se hoje o dia dos religiosos e religiosas que consagram sua vida a Deus, a serviço do Reino, como presença nos ambientes de promoção, de evangelização, de defesa da vida. A vida das religiosas e dos religiosos é uma bênção de Deus para a Igreja.

A diocese promove a 12ª Caminhada da Família. Uma canção Pe. Antônio Maria assim canta: “É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui, O amor mora ali e se chama família. Como é bom ter a minha família, como é bom! Vale a pena vender tudo o mais para poder comprar. Esse campo que esconde um tesouro, que é puro dom, É meu ouro, meu céu, minha paz, minha vida, meu lar”.

Família, sagrado tesouro da humanidade. Apesar de ventos contrários acreditamos no valor e na missão da família. Ter uma família, um lar, abraço, ternura, mesa, partilha, olhares de pais, brincadeiras das crianças. É no lar que se aprende a amar, respeitar, acolher o outro, perdoar. É no lar que se aprende valores, princípios de vida, ética. É no lar que a semente da fé cresce e se desenvolve.

O Papa Francisco ensina: “A família mais bela, protagonista e não problema é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”. Cada pessoa sonha ter seu lar, sua família, sua casa. Esse valor a Igreja assume como uma prioridade da missão. A família é a instituição que molda personalidades harmonizadas e cria laços afetivos,

familia dom e missaoA semana da família teve início no dia 14 de agosto e se estende até o dia 21, culminando com a 12ª Caminhada da Família com o tema: “FAMÍLIA: SOB O OLHAR MISERICORDIOSO DE DEUS E DA IGREJA” e com o lema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO”.  Cada paróquia, realizou comunidade com criatividade iniciativas em favor da família bem como a comunidade participou do Simpósio sobre a Família no 16 de agosto nas dependências da paróquia Bom Pastor. A Caminhada das Famílias neste domingo tem início às 16:00 horas na Praça Bom Jesus, na Vila Operária, com caminhada até à Av. Irmã Bernarda, no conjunto São José Esposo onde às 18:00 horas haverá a Missa de encerramento.

Papa Francisco na Exortação “Alegria do Amor” (325) incentiva: “Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida” .

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja nossa família. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer coisas boas.

Dom Juventino Kestering