A VOCAÇÃO É CULTIVADA NA IGREJA

Os que são chamados a compreender a grandeza e a riqueza das vocações na vida da Igreja. O Papa Francisco em sua Mensagem para o 53º Dia de Oração pelas Vocações diz: “Como gostaria que todos os batizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja”. E que ainda todos possam compreender que a vocação cristã, bem como as vocações particulares, nascem no meio do Povo de Deus e são dons da Misericórdia Divina. Com Pe. Zezinho rezemos e cantemos:

Se ouvires a voz do vento, Chamando sem cessarvocacao 2

Se ouvires a voz do tempo, Mandando esperar.

São muitos os convidados, Quase ninguém tem tempo

Se ouvires a voz de Deus, Chamando sem cessar

Se ouvires a voz do mundo, Querendo te enganar

São muitos os convidados, Quase ninguém tem tempo

O trigo já se perdeu, Cresceu, ninguém colheu

E o mundo passando fome, Passando fome de Deus

A decisão é tua, A decisão é tua

Temos em nossa Igreja homens e mulheres que deram suas respostas a Deus e pela Igreja e nela conseguiram se sustentar. Lembremo-nos da Beata Madre Teresa de Calcutá, São João Paulo II, São José de Anchieta, Santa Paulina e tantos outros, que nos seus ‘sins’ diários fizeram em suas vidas a vontade de Deus. O que chama a atenção na vida destes santos? O que tem em comum a vida deles? Enfrentaram dificuldades? Como superaram as dificuldades? Como a Igreja ajudou estes homens e mulheres na resposta vocacional?

Segundo o Papa Francisco, o ministério dos sacerdotes tem fundamental importância, porque estes são chamados a se assemelharem a Jesus, o Bom pastor, que cuida das ovelhas. Diz o Papa: “os sacerdotes devem acompanhar e ajudar aqueles que andam à procura da própria vocação”. Também pede que a Igreja se assemelhe a Maria que, com generosidade, acolheu em seu seio o dom do Espírito Santo. Depois do “sim” definitivo, o caminho vocacional não termina, mas continua na disponibilidade para o serviço, na perseverança nos trabalhos da comunidade e na formação permanente.

Uma forma de cultivar as vocações é a oração pelas vocações. Precisa-se assumir a missão de orar pelas vocações e incentivar para que a comunidade e grupos também assumam esta responsabilidade. Não se pode esquecer da oração por aqueles que já respondem o chamado de Deus, os bispos, os padres da paróquia, os diáconos, os religiosos/as, consagrados/as e os que assumiram a vocação matrimonial. Propor momentos concretos de oração por nossos irmãos. Fica conosco, Senhor! Com Pe. João Carlos rezemos e cantemos:

Andavam pensando tão tristes, De Jerusalém a Emaús

Os dois seguidores de Cristo, Logo após o episódio da cruz

Enquanto assim vão conversando, Jesus se chegou devagar

De que vocês estão palestrando?, E ao Senhor não puderam enxergar

Fica conosco, Senhor! É tarde e a noite já vem! Fica conosco Senhor! Somos teus seguidores também

Chegando afinal ao destino, Jesus fez que ia passar

Mas eles demais insistiram: Vem, Senhor, vem conosco ficar!

Sentado com eles à mesa, deu graças e o pão repartiu: Dos dois foi tão grande a surpresa:

Jesus Cristo, o Senhor ressurgiu!

Texto vocacional 2016