A VOCAÇÃO NASCE NA IGREJA

Todos são chamados a compreender a grandeza e a riqueza das vocações na vida da Igreja. O Papa Francisco em sua Mensagem para o 53º Dia de Oração pelas Vocações diz: “Como gostaria que todos os batizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja”. Que todos possam compreender que a vocação cristã, bem como as vocações particulares, nascem no meio do Povo de Deus e são dons da Misericórdia Divina. Com Pe. Zezinho podemos rezar e cantar: Te amarei Senhor!

1. Me chamaste para caminhar na vida contigocartaz_mes_vocacional

Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás

Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma

É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Refrão: Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor

Eu só encontro a paz e a alegria

Bem perto de ti

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta

Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti

Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido

É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário

Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração

Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença

No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

A Igreja é a Casa da Misericórdia, onde nascem as vocações. Vocações são dons que Deus concede ao seu povo. E ainda somos convidados a olhar para a natureza e para tudo o que Deus criou, contemplando o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Precisamos refletir sobre o fato de que o Criador, desde sempre pensou em cada um de nós e nos deu a primeira vocação: a vida. Convidou-nos a participar da Sua vida. O escritor sagrado, no livro de Gênesis, diz que tudo o que Deus criou era bom. Como vemos nossa vocação? Assumimos nossa missão? No mundo temos a consciência da resposta que cada um de nós precisa dar?

O chamado de Deus acontece através da mediação da comunidade. Deus nos chama a fazer parte da Igreja e, depois dum certo amadurecimento nela, nos dá uma vocação específica: faz-nos uma CON-VOCAÇÃO. Diante do mundo de hoje que faz com que sejamos indiferentes e individualistas em relação a tudo aquilo que agride o Projeto de Deus, a VOCAÇÃO, diz o Papa, é um antídoto. Ou seja, as vocações prestam um serviço de cura, de remédio contra tudo o que não é valor do Reino de Deus.

O Papa Francisco nos convida à “adesão à comunidade cristã”; O que pode ser feito para que nossas comunidades sejam espaços verdadeiros de partilha da vida e da fé? Precisamos conhecer mais de perto os trabalhos pastorais da comunidade, buscando estar em comunhão com a Igreja que acolhe e que é mãe. E ainda, é urgente nos perguntar: como ajudar a comunidade a ser mais acolhedora e fraterna? O Senhor necessitou de braços,  para ajudar a ceifar a messe. E, eu ouvi seus apelos de amor Então respondi: Aqui estou! Aqui estou! (José Raimundo Galvão)

Texto mês vocacional 2016