PROJETO DA SEMANA SOCIAL  “CASA COMUM NOSSA RESPONSABILIDADE”

IMG-20160803-WA0015Problemática

A preocupação com a preservação da vida no planeta Terra devem ser orientada por critérios coerentes com o propósito de mais justiça e paz. Tais escolhas contribuem para a superação das desigualdades e das agressões à criação. Os últimos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico – base 2013) mostram que pouco mais de 82% da população brasileira têm acesso à água tratada. Mais de 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgotos e apenas 39% destes esgotos são tratados, sendo despejados diariamente o equivalente a mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza.

Sabe-se que no mundo, um bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto. Mais de 4.000 crianças morrem por ano por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico. Na América Latina, as pessoas têm mais acessos aos celulares que aos banheiros. 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros.

Por isso as preocupações e consequentes ações no âmbito do saneamento passam a incorporar não só questões de ordem sanitária, mas também de justiça social e ambiental. É, portanto, necessária e urgente que as ações para a preservação ambiental busquem também construir a justiça, principalmente para os pequenos e pobres.

Justificativa

Defender a vida Humana em todas as suas dimensões, construindo um ambiente ecológico e mobilizando o ser humano para responsabilidade e defesa da casa comum.

O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Sensibilizar a sociedade sobre a importância do saneamento básico que é um direito fundamental da pessoa humana, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Por isso é uma Campanha Ecumênica, pois a questão do Saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem.

Objetivo Geral

Despertar e chamar a atenção de todas as Igrejas cristãs e do poder público e da sociedade que tem o dever de garantir “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”, sua importância para garantir desenvolvimento, saúde, alimentação saudável, energia, moradia e educação integral e qualidade de vida para todos.

É um direito fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Por isso a semana social é ecumênica, pois a questão do Saneamento e agrotóxico que afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem.

Metodologia

A semana social da diocese de Rondonópolis-Guiratinga será realizada no dia 01 a 07/09/2016, quer destacar a fala do “Papa Francisco Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, coloca em causa o lugar do ser humano na contemporaneidade, não é somente uma Encíclica ecológica. Seguindo o ‘fio verde’ da questão ambiental até seus labirintos mais capilares, o Bispo de Roma traça uma crítica global sobre o sistema de desenvolvimento que engloba a humanidade e o mundo e que parece empurrá-los para o beco sem saída do auto aniquilação. A urgência ecológica é o rosto contemporâneo da questão social. O receptáculo no qual se encontra o rastro de todas as infecções que atormentam os povos e as nações, as gerações e os continentes”. Íntima relação entre os pobres e a fragilidade do planeta; Convicção de que tudo no mundo está intimamente conectado; Convite a buscar outros modos de entender a economia; A grave responsabilidade da política internacional; A cultura do descarte; A proposta de um novo estilo de vida”.

Abertura:

• Dia 01 de setembro – fórum na câmara de vereadores às 19:00 horas com os debatedores:
  • Drª Simoni Loverde Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas/Laboratório de Analise Hídrica e Ecológica Aplicada. Themis de Oliveira- Diretor geral do Sanear e Baltazar da CPT– Agroecologia.
  • Celebrações nas Paroquias e comunidades no domingo 04 de setembro,
  • Dia 11 de setembro, Romaria do Serrado- berço das águas – Paroquia São José Operário.

Pastoral Social
Diocese de Rondonópolis Guiratinga