ENCONTRO CATEQUESE COM ADULTOS

20160727_093251 - Copiar

P1050126Na tarde do dia 30 de julho de 2016, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis Guiratinga, a Equipe Diocesana pela Catequese com Adultos coordenou o encontro de catequistas responsáveis pela catequese com adultos na Forania Rondonópolis. Com a participação de 38 catequistas o encontro iniciou com as boas vindas por parte da equipe. Em seguida realizou-se o rito da assinalação da cruz como momento orante e celebrativos da catequese com adultos. Dom Juventino acolheu a todos e insistiu no crescimento na diocese da busca por catequese, batismo, formação bíblica, crisma. Essa busca de certa maneira é resposta ao projeto pastoral das Missões Populares e das visitas às famílias.

A Paróquia São José Esposo relatou a experiência do projeto catequético com adultos por ocasião do batismo, crisma, casamento, comunhão eucarística  e formação na fé. A Paróquia já tem boa caminhada e organizou um projeto vivo e ativo de catequese com adultos. A apresentação foi um aprendizado para os participantes.

Na diocese de Rondonópolis Guiratinga há um animador trabalho evangelizador realizado em favor dos adultos nas paróquias, tanto assim que há um aumento sensível de pedido para o batismo e em especial o sacramento da crisma. Numa paróquia num só dia foram crismados mais de 80 adultos. Isto revela busca dos adultos por significação para sua vida, busca do encontro com Jesus Cristo, mas ao mesmo tempo revela a ação evangelizadora da Igreja junto aos adultos nas respectivas comunidades.

P1050131Conforme o diretório Nacional de Catequese (181s) “A educação da fé é direito de todo o batizado e dever indispensável da Igreja. Nos mostra também que devemos acompanhar os fiéis conforme as idades, respeitando a situação sócio-cultural e religiosa dos catequizandos ou catecúmenos. Pois a catequese é um processo permanente de evangelização e aprofundamento da fé”.

Com o testemunho da família na comunidade, os adultos no aprofundamento de sua vivência podem avaliar na educação da fé das crianças, jovens e adolescentes; A Catequese com Adultos leva em conta as experiências vividas, condicionamentos, desafios como também suas interrogações e necessidades em relação a fé.

“Os adultos são, no sentido mais amplo, os interlocutores primeiros da mensagem cristã. Deles depende a formação de novas gerações cristãs, através do testemunho da família, no mundo social e político, no exercício da profissão e na prática de vida e da comunidade. “É na direção dos adultos que a evangelização e a catequese devem orientar seus melhores agentes. São os adultos os que assumem mais diretamente, na sociedade e na Igreja, as instâncias decisórias e mais favorecem ou dificultam a vida comunitária, a justiça e a fraternidade. Urge que os adultos façam uma opção mais decisiva e coerente pelo Senhor e sua causa, ultrapassando a fé individualista, intimista e desencarnada. Os adultos, num processo de aprofundamento e vivência da fé em comunidade, criarão, sem dúvida, fundamentais condições para a educação da fé das crianças e jovens, na família, na escola e na sociedade”.

Pastoral da comunicação (Pascom)

[gal]