CIMI EM ASSEMBLEIA

IMG-20160719-WA0031

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Oeste2 está em assembleia, na casa de encontro das Irmãs Missionárias Santo Antonio Claret,  na cidade de Nova Xavantina, MT. Participam 34, leigos e leigas, casais, religiosas, padres, seminaristas e um bispo,  delegados advindos das dioceses das congregações religiosas e das aldeias indígenas.

P1050119Tem como tema de referencia  “INDÍGENAS NOS CONTEXTOS URBANOS E A URBANIZAÇÃO DAS ALDEIAS”. A assembleia iniciou com a celebração de abertura em forma circular, com a escuta do grito da terra, o rito de acender uma vela, a caminhada, a proclamação da palavra de Deus, a partilha da palavra, preces e bênção. Após a organização, Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga, aprofundou de forma interativa, enfoques da conjuntura eclesial com aspectos em nível de CNBB, do Regional Oeste 02 e aprofundou o projeto REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazonica) que tem como objetivo integrar as ações em favor da Amazônia em especial seu povo integrando esforços da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferencia Nacional dos Religiosos (CRB), Caritas Nacional e Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

IMG-20160719-WA0033Na parte da tarde e durante todo dia de terça feira a antropóloga Dra Ângela Rangel e o estudioso José Alves trabalharam a questão das migrações indígenas, questões da terra, questões do grito dos povos indígenas nas cidades, a identidade, história, lembranças, ritos e o consequente choque com a cultural. A apresentação dos especialistas emocionou a assembleia diante dos novos desafios que o CIMI tem para resgatar estes povos. Já não mais a missão própria do CIMI, mas em especial da Igreja Local, das pastorais e serviços da Igreja. Dados estatísticos
indicam que boa parcela de indígenas migrou para a cidade e perdem perde suas raízes e se situam entre os pobres mais pobres.

A 42ª assembleia teve início no dia 17 de julho e se estende até o dia 21 de julho, no final da tarde. Da diocese de Rondonópolis-Guiratinga participam Dom Juventino e a missionária Silvia Maria Pinheiro.

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga

[gal]