Formação de Ministros da Palavra

ministro da palavraAconteceu  entre   6 a 9 de julho de 2016 no CEPA (Centro de Formação de Pastorais) o primeiro  curso  Formação de Ministros da Palavra tendo como assessores Adilson José Francisco, Gino Rondon, José Ernesto Maria, José Patriarca de Souza e Suely Lúcia Silva Missio num total de oitenta e cinco participantes.

Os temas trabalhados foram:- Fundamentos Litúrgicos e Teológicos da Celebração da Palavra-Doc. 52 CNBB, Jesus Cristo (Lectio Divina), Homilética, Oratória (excelência na arte de falar).

Padre Gunther  Lendbald , vigário geral diocesano e diretor espiritual dos ministros participou ativamente, dando apoio a toda nossa  equipe respondendo os questionamentos que surgiram durante o curso.

Este curso teve como objetivo:- Celebrar, Proclamar a Palavra de Deus, animar a vida litúrgica  em comunidade e no entanto,”todo cristão, homem e mulher, por força do seu batismo e confirmação , podem assumir legitimamente este serviço, serviço de altar e da Palavra de Deus”( Guia Litúrgico-Pastoral CNBB- pág.98)

“Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve”. ( Lucas 22, 27)

Cleuza Maria Martins Manera
Coordenadora Diocesana de Ministros