APASCENTA MINHAS OVELHAS

dom na romaria 2013
No dia 29 de junho passado o calendário marcou dia de São Pedro e São Paulo. Como esta data caiu durante semana, a Igreja Católica transferiu a celebração litúrgica para o dia 03 de julho de 2016. Para a Igreja Católica, presente em todos os continentes, nesse dia celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, bem como o dia do Papa.

Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).

A Palavra de Deus (Jo 21,15-19) “Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?’ Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo’. Jesus disse: ‘Apascenta os meus cordeiros’. E disse de novo a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro disse: ‘Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo’. Jesus disse-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo’. Jesus disse-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir. ‘Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: ‘Segue-me’. 

O amor é a medida da qualidade do cristão e em especial para aqueles que vão assumir compromissos, serviços, ministérios na Igreja. Não basta m amor de palavras, mas de gestos concretos, amor-fidelidade a Deus, à Igreja ao Povo de Deus. Amor capaz de doar a vida, o tempo, os recursos para que o outro tenha vida. Apascentar com eficiência é extravasar do coração o amor pela missão, seja ela onde for. Mas muitas vezes as pessoas dão uma serie de desculpas: “Não tem jeito, tem medo, é muito difícil, a família não deixa, estou cansado, sou pecador, não mereço… O papa Francisco nos dá uma resposta: “O problema não é sermos pecadores, mas sim não se arrepender de seus pecados, e não ter vergonha do que fizemos”. ‘Tu amas-me? E ele diz: ‘Mas, Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Este é o terceiro olhar, o olhar da missão. O primeiro, o olhar da eleição, com o entusiasmo de seguir Jesus; o segundo, o olhar de arrependimento no momento daquele pecado tão grave de ter negado Jesus; o terceiro olhar é o olhar da missão: ‘Apascenta as minhas ovelhas’; ‘Cuida das minhas ovelhas’; ‘Apascenta as minhas ovelhas’ Qual é o olhar de Jesus sobre mim? (missa na capela Santa Marta no 17 de maio de 2013)

Quem é São Pedro?

Era chamado Simão, nasceu em Betsaida, filho de Jonas e irmão de André. De profissão era pescador no mar da Galiléia. Estava lançando as redes quando Jesus passou e lhe disse: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonou a redes e o barco e o seguiu” (Mt 4,18-19). André, irmão de Simão levou a Jesus dizendo “achamos o Messias” e Jesus fixando o olhar nele disse: “Tu és Simão, filho de Jonas, serás chamado de Céfas” (Jo 1,40), isto é; pedra, daí o nome: Pedro.

Foi escolhido por Jesus para integrar o grupo dos doze apóstolos (Mt 10,2-4). Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Mt 16,13-20). Orou junto com Jesus, mas também reagiu à prisão do Mestre cortando a orelha de um dos soldados. Acompanhou Jesus na prisão. Negou por três vezes afirmando não ser discípulo de Jesus (Mt 26, 69-75). Após a ressurreição, Jesus chama, reconstrói e confia em Pedro e lhe diz: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Sim Senhor, tu sabes que eu te amo” respondeu Pedro. “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15). Assim Jesus o constituiu primeiro Papa da Igreja. Depois de Pentecostes anuncia o Evangelho aos Judeus, e peregrina para Roma onde morreu crucificado de cabeça para baixo.

Quem é São Paulo?

Nasceu em Tarso. Foi educado por Gamaliel. Consentiu a morte de Estevão e perseguiu a Igreja. No caminho de Damasco, tocado pela luz de Deus, caiu do cavalo. Após esta queda entrou num processo de conversão. Batizado por Ananias (At 9,18-19) tornou-se anunciador de Jesus Cristo. Saiu da Judéia e foi para as colônias gregas e romanas. Anunciou o Evangelho e fundou comunidades e as acompanhou com visitas e cartas. Aprisionado na Cesárea foi levado preso para Roma. Na prisão escreveu as mais lindas cartas. É dele a frase: “Anunciar o evangelho não é uma glória para mim, é uma obrigação que me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16), e ainda “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

E quem é o Papa?

PAPASA “rocha” sobre a qual está edificada a Igreja é Cristo. O papa tem a missão de reunir, congregar, unir e zelar pelo rebanho. Hoje nosso papa é Francisco. De nacionalidade argentina. Cardeal Jorge Mario Bergoglio eleito papa no dia 13 de março e assumiu o ministério aos 19 de março de 2013.  Nasceu em Buenos Aires na Argentina no dia 17 de dezembro de 1936. Com 79 anos é o primeiro Papa latino-americano. Jesuítas e desde 1998, ocupava a função de arcebispo de Buenos Aires. O Papa Francisco é um homem de hábitos comuns e de imenso apreço pelos pobres. “Papa está a serviço dos pobres e mais humildes” confirma. Em sina: “É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto e abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos”.

Neste dia do papa a Igreja Católica em Rondonópolis-Guiratinga eleva a Deus as preces pela Igreja e pelo Papa. Os cristãos professam: “Creio em Jesus Cristo, creio na Igreja Católica”. Esta profissão de fé renova nos cristãos o compromisso de amar a Igreja, de seguir os cominhos de Jesus Cristo e de serem evangelizadores.

Em todas as Igrejas neste dia realiza-se a coleta “Óbulo de São Pedro”. Uma coleta que vai para um fundo comum e tem a finalidade da ajuda humanitária da Igreja por ocasião de catástrofes da natureza, guerras, refugiados, pobreza.

 

Dom Juventino Kestering
Bispo Diocesano,