CATEQUESE EM JACIARA

IMG-20160627-WA0017

Na manhã do domingo, dia 26 de junho de 2016, na comunidade São João Batista, paróquia são Francisco de Assis, Jaciara, IMG-20160627-WA0005realizaram-se o rito da e Assinalação e entrega da cruz. Pe. José Cobo, pároco, presidiu a Eucaristia no qual os catequizandos participaram dos ritos.

Após apresentação, exortação o pároco assinalou com a cruz a fronte, os ouvidos, a boca, o perito e ombros. Ao mesmo tempo colocou no pescoço de cada um/a cruz simbolizando que o preço de nossa salvação passou pela cruz. E seguir Jesus é também tomar a cruz e seguir.

Um trio de catequistas assume em conjunto a iniciação à vida cristã de 13 adolescentes. Catequese interativa, criativa, conforme galeria de fotos. Como não dispõe ainda de espaço a catequese é dada nas famílias com a criatividade necessária.

IMG-20160627-WA0010Na diocese de Rondonópolis-Guiratinga os ritos são tempos celebrativos que fazem parte da catequese e marcam o caminho de crescimento na fé das crianças, jovens e adultos e de suas famílias. Esses ritos são de importância, porque os catequizandos reunidos, publicamente manifestam suas intenções seguir Jesus Cristo como membros da Igreja Católica. A Igreja acolhe os que fazem sua adesão pessoal a Cristo pelos Sacramentos da Iniciação. A comunidade cristã, familiares, catequistas, lideranças colaboram no crescimento da vida cristã dos adolescentes através da presença, testemunho, oração, caridade.

No mesmo dia na Catedral Santa Cruz, em missa presidida por dom Juventino Kestering, mais de trinta adolescentes realizaram o mesmo rito com participação ativa da comunidade cristã.

Na diocese a catequese está se configurando com novo rosto e novo significado. Deixa de ser ensino em vista de um sacramento, mas um caminho de iniciação à vida cristã e inserção na comunidade.

Pastoral da Comunicação (Pascom)