RONDONÓPOLIS CELEBRA PADROEIRO

P1040809Na noite do dia 24 de junho de 2016, na Paróquia São João Batista, bairro Parque Universitário, nas dependências do Oratório Filhos de Dom Bosco a comunidade celebrou a missa em honra a Natividade de São João Batista, padroeiro da cidade de Rondonópolis. Em decorrência da lei municipal nº 5.505/2008, foi declarado Padroeiro do Município de Rondonópolis. Foi escolhido com o Padroeiro por ser é um profeta Bíblico, aceito por todas as denominações religiosas e modelo de vida.

Os padres Salesianos acolheram com alegria e sorrisos. O espaço estava tomado pelos fiéis que acorreram à celebração. Na homilia dom Juventino Kestering, que presidiu a missa concelebrada, enfocou a importância de a cidade ter um padroeiro, bem como o exemplo de João Batista para a construção da cidadania.

O Povo de Deus reza ao santo: “Celebrando o nascimento do precursor de Jesus Cristo, São João Batista, encomendamos à Trindade Santíssima as nossas preces: “Eu te farei luz das nações”. Vós, que por meio da Igreja, iluminais com a luz de Cristo todos os homens, concedei ao vosso povo a paz e a unidade. “No seio de minha mãe vós me tecestes”. Vós, que alegrastes Isabel e Zacarias pela concepção de João Batista, não permiti que as mães e pais de hoje desejem e provoquem a morte de seus filhos. “Nem mereço desamarrar as sandálias”. Vós, que de criaturas e servos nos elevastes à condição de filhos e amigos, fazei-nos perseverar em vosso amor. Fazei-nos reconhecer a alegria de nossos irmãos como nossa alegria, para que nem a inveja, nem qualquer pecado encontre abrigo em nosso coração. “Deus dará a recompensa”. Recompensai P1040831com a bem-aventurança celeste os nossos irmãos e irmãs que creram em vós. Interceda por Rondonópolis que vos tens como Padroeiro, para que sua população viva verdadeiramente o discipulado de Jesus Cristo. Ó Deus, que foste glorificado pelo nascimento de São João e que por sua pregação preparastes o caminho de vosso Filho, escutai a nossa oração e fazei-nos acolher sempre a vossa Palavra. Por Cristo, nosso Senhor”.

No final da celebração os devotos participaram da procissão luminosa em homenagem a São João Batista que culminou com a bênção da cidade, rito de acender a fogueira, a benção da fogueira e o viva a São João: ‘Deus, Pai de misericórdia, criador de todas as coisas; invocamos o teu Espírito Santo sobre esta cidade e seus habitantes.  Assim como visitaste e abençoaste a casa de Abraão, de Isaac e de Jacó, visita-nos e guarda-nos na tua luz. Guarda esta cidade de todos os perigos: dos incêndios, das inundações, dos raios, da corrução, da violência, dos assaltos, de todo e qualquer mal. Venham teus anjos portadores de paz! Suplicamos a proteção e a saúde para todos os que aqui habitam. Afasta-os da divisão e da falta de fé. Abençoa e guarde esta Cidade e todos os que a visitam. Por Cristo Jesus! Amém!

Pastoral da Comunicação (Pascom)

[gal]